Farmácia Central celebra hoje 13 anos com atividades para todos

A Farmácia Central, em Anadia, celebra hoje 13 anos desde que abriu as suas portas pela primeira vez. A atual gerência, a empresa Trajetória Positiva Lda., assumiu o leme do estabelecimento a 16 de outubro de 2020, preparou muitas surpresas para o mês em que celebram mais um ano de atendimento ao público.

Hoje, dia 01 de setembro, vão comemorar o nosso aniversário com um bolo nas instalações da farmácia para os utentes. Durante todo o mês de setembro vão ter uma roda da sorte com vários prémios e muitas surpresas. Vão fazer novamente uma angariação de fundos para a Casa da Criança de Sangalhos (esta angariação vai ser feita através da venda de rifas). Durante este mês vão ter campanhas e descontos especiais para celebrar o aniversário da farmácia.

Vanessa Peralta licenciou-se em Farmácia na Venezuela e pautou a sua missão sempre com o objetivo de servir e honrar a profissão. Chegou a Portugal há quatro anos e começou a trabalhar nesta que é a sua área de coração, mas sempre teve como objetivo ter um espaço que fosse seu. A oportunidade surgiu em Anadia e agarrou-a.

“O meu principal objetivo era adaptar-me à farmácia e à equipa, criar laços e ligações que me permitissem sentir em casa, e assim foi. Para organizar e orientar uma “casa” temos de a sentir como nossa, o que foi bastante desafiante, pois assumi a gerência em plena pandemia com muitas expectativas de crescimento, melhoramento contínuo e adaptações. Quando assumi a gerência da farmácia, um dos meus objetivos era que fosse uma transição calma e pacífica para os nossos utentes. Uma mais-valia dessa mudança foi o facto da equipa ser a mesma, o que não afetou a ligação que os nossos utentes têm com a farmácia”, explica-nos.

Vanessa não faz atendimento ao público, porque se dedica a tarefas de gestão, mas as várias atividades organizadas pela farmácia têm-lhe permitido conhecer Anadia e as suas gentes que, confessa, têm sido muito acolhedoras. Tem conseguido fazer parcerias com muitas entidades, o que, além de gratificante, considera como ponto fulcral para aquela que é a sua missão.

A equipa é constituída por sete elementos, dos quais quatro farmacêuticas e três técnicos de farmácia, além da gerência. A nível de serviços farmacêuticos disponibilizam medição de parâmetros biométricos (glicémia, colesterol, triglicéridos, peso e altura, ácido úrico, medição de tensão arterial), administração de injetáveis, tratamentos de feridas, preparação de manipulados, preparação individualizada de medicamentos (PIM). Além destes, disponibilizam serviços como depilação a laser, tratamentos de estética, assim como rastreios esporádicos de pernas cansadas, nutrição, saúde capilar e mesmo a nível de dermocosmética. Proporcionam também consultas em três áreas distintas: podologia, nutrição e capilar.

Em termos de produtos, além da medicação que é o foco principal, a oferta é bastante ampla, envolvendo áreas como dermocosmética, puericultura e brinquedos, suplementação, cessação tabágica, desportiva, dietética, nutricional, higiene oral, higiene íntima, cuidado dos pés, pé diabético, produtos capilares, saúde animal, aromaterapia e perfumaria.

“Diariamente como objetivos temos a superação e crescimento contínuo, melhoramento do acompanhamento ao utente, um serviço de qualidade e honestidade, fortalecimento da nossa responsabilidade social, assim como criar laços de proximidade e alcançar novos parceiros e aliados. Ideias há sempre! Inovar, reinventar e crescer está na nossa missão diária para garantir um serviço de qualidade”, diz-nos Vanessa.

Diz-nos que o maior desafio que teve até então foi relativo à pandemia, quando foram obrigados a fechar a porta e a vender através de um postigo, limitando a proximidade ao utente. Mas reinventaram-se, tentado garatir a satisfação dos utentes, fosse através de entregas ao domicílio, realização de testes Covid-19 ou até a adesão ao programa de vacinação sazonal.

“Ao longo do tempo, as farmácias caíram numa rotina de prestação de serviços e atendimento ao balcão. Na minha opinião, são poucas as que criam uma proximidade direta com a população, com eventos ativos entre a comunidade e a farmácia, como palestras educativas em escolas, lares; participação em eventos desportivos na comunidade (apoiar a nossa equipa regional de futebol (Anadia FC), de trilhos (Saca Trilhos), o ginásio (Cross Company), etc. Assim como, ajudar os mais vulneráveis, apoiando a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Casa da Criança de Sangalhos e, inclusivamente, os nossos idosos através de atividades locais, em parcerias com entidades como o Anadia Maior e a UMAA (Unidade Móvel de Atendimento de Anadia)”diz.

“Sem dúvida que a Farmácia Central se diferencia pela sua simpatia, serviço de qualidade, responsabilidade social com acompanhamento do utente, trabalhando em equipa e com honestidade, procurando sempre a inovação/melhoramento constante e transmitindo confiança no nosso serviço. A nossa profissão é de servir a população, garantindo o bem-estar físico e mental dos nossos utentes, o que envolve uma dinâmica constante fora do balcão e é o que temos feito nestes últimos dois anos”, explica a gerente.

Vanessa Peralta diz-nos ainda que o trabalho da Farmácia Central é inspirado num serviço de qualidade, confiança e dedicação para garantir a saúde e bem-estar, compreendendo as necessidades individuais de cada utente, sendo este o seu compromisso social.

 

Gerência: Vanessa Peralta
Diretora Técnica: Ana Ribeiro
Adjunta: Diana Reis
Farmacêuticas: Anita Calado, Mariana Galante
Técnicos: Sérgio Neves, Georgina Neves, Inês Pires

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais