Uma delegação de Oliveira do Bairro esteve, entre 13 e 16 de outubro, na cidade francesa de Lamballe, para uma visita de trabalho no âmbito da geminação entre os dois municípios.
Lília Ana Águas, Presidente do Comité de Geminação de Oliveira do Bairro, referiu a este propósito que a deslocação teve como objetivo principal “dar inicio ao processo de intercâmbio de estudantes do ensino profissional de ambas as comunidades, que está previsto para o ano de 2023”.
A comitiva oliveirense contou com a presença de André Chambel, Chefe de Gabinete da autarquia de Oliveira do Bairro, em representação do Executivo Municipal, Clélia Nogueira, Chefe de Divisão da área da Educação do Município, a professora Maria Celene Marques, do Comité de Geminação oliveirense, e ainda Nuno Santos e Alberto Cardoso, nomeadamente Diretor e responsável da área internacional do Instituto Profissional da Bairrada (IPB).
“O Instituto Profissional está disposto a agarrar esta parceria, que será, sem dúvida, uma mais-valia, tanto para os nossos alunos, como para os professores, que vão enriquecer com novas experiências”, referiu.
Para além do ensino profissional, o ano de 2023 vai contar ainda com o habitual intercâmbio de estudantes da Escola Secundária de Oliveira do Bairro e alunos de Lamballe, que frequentam o equivalente ao 3.º Ciclo português, interrompido devido às restrições impostas pela luta contra a COVID-19.
Recorde-se que desde 1998, ano da assinatura do Protocolo de Geminação entre as duas cidades, que alunos do concelho de Oliveira do Bairro visitam Lamballe e recebem em suas casas os seus congéneres franceses, num intercâmbio escolar que tem marcado não só a ligação entre as duas comunidades, mas sobretudo todos aqueles que passaram por esta inesquecível experiência, que muitos não hesitam em repetir.
A 18 de julho de 1998, o Município de Oliveira do Bairro e a Comune de la Ville de Lamballe (Bretanha – França) assinaram o Protocolo de Geminação entre as duas cidades, dando início a contactos, intercâmbios e iniciativas regulares, que criaram laços de fraternidade e amizade fundamentais para o desenvolvimento social, cultural e económico das duas comunidades.
A comunidade de Lamballe pertence à região da Bretanha e ao departamento de Côtes-d’Armor, uma região particularmente bela, hospitaleira, onde já se estuda português e se prezam muito os amigos de Oliveira do Bairro.