O Município de Oliveira do Bairro voltou a ser premiado com o Selo de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor)” 2022, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e responsável pelo pelouro do Ambiente, congratulou-se com “mais esta distinção nacional que trazemos para o nosso Concelho, sendo a terceira vez, e a segunda de forma consecutiva, que recebemos este prémio da ERSAR, que reconhece o trabalho que temos feito na área dos resíduos”.
Sobre as iniciativas da autarquia de Oliveira do Bairro que justificaram a conquista do prémio, Jorge Pato refere os projetos “‘Separar para mais Reciclar’, que faz a recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis e que atualmente abrange mais de 3.700 moradias unifamiliares e estabelecimentos comerciais em todas as freguesias do concelho, ‘Dar Valor é Dar Vida’, que consiste na recolha porta-a-porta de Resíduos Urbanos Biodegradáveis, e o projeto ‘Separar para mais Poupar! ‘, que dá acesso a ilhas ecológicas através de cartões, permitindo consultar on-line a informação detalhada do volume de resíduos que cada utilizador depositou, dando origem a uma fatura mensal simulada”.
A distinção foi entregue no dia 18 de novembro, em Lisboa, no decorrer do 16.º Fórum Nacional de Resíduos. Quinze municípios, de todo o país, foram reconhecidos com o Selo de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor)”, que visa “distinguir as entidades gestoras que se destacaram pelo seu bom desempenho, no que diz respeito à adequação da interface com o utilizador, sustentabilidade da gestão do serviço e sustentabilidade ambiental”.
Os Selos de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor)” pretendem distinguir entidades que se destaquem no cumprimento de rigorosos objetivos de qualidade de serviços, definindo-se como um símbolo de prestígio para as entidades gestoras e simultaneamente um estímulo para a melhoria da prestação de serviços à população.