Luzes de Natal iluminam as ruas de Cantanhede até dia 6

A atmosfera característica do Natal regressou a Cantanhede com as iluminações de Natal, com destaque para a fachada dos Paços do Concelho, junto à qual foi instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões.

De referir que este ano as luzes vão permanecer ligadas até de madrugada apenas nas noites de Natal e de Ano Novo. Nos restantes dias, serão desligadas à meia-noite, numa medida que visa a poupança energética. Foi neste ambiente que o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, assinalou simbolicamente no dia 10 de dezembro, o “início” da época de Natal.

Na ocasião, o autarca começou por referir “nestes tempos exigentes e difíceis, todos estamos convocados para o desafio da poupança energética, seja pela diminuição do consumo seja por via de utilização de materiais e técnicas mais eficientes”. “Não é apenas uma questão de sustentabilidade ambiental, mas também solidariedade e atenção para com aqueles que neste momento atravessam situações socioeconómicas muito difíceis e nos convoca para um apoio maior”, explicou.

Pedro Cardoso adiantou que sem descurar a tradição antiga de dinamização do comércio local, reforçada com o Mercadinho de Natal e a animação da tenda, “esta é também uma forma de estimular a vinda à cidade, de valorização dos artesãos e dos produtos locais”.

A terminar, o vice-presidente do Município resumiu: “mobilizar a comunidade para uma celebração conjunta da quadra natalícia é o objetivo do vasto programa de animação que o Município de Cantanhede promove no âmbito de uma parceria que envolve a Associação Empresarial de Cantanhede, as Juntas de Freguesia e várias entidades de carácter sociocultural”.

A programação de Natal deste ano estende-se até 6 de janeiro de 2023.

Além da sonorização de rua e iluminação alusiva ao Natal nas ruas mais movimentadas da cidade, a Praça Marquês de Marialva vai ser palco de exposições, concertos, presépios, mercadinho, teatro, música, jogos, ateliês criativos e pinturas faciais.

Antes de serem ligadas as luzes houve atuações musicais, foi inaugurado o “Monumental Presépio em Cortiça”, de Samuel Machado, e realizou-se uma parada de Natal com grupos de dança e quadros alegóricos. Um desfile centrado na figura do Pai Natal, que estará todos os dias na Praça Marquês de Marialva, até dia 23. Também até esse dia estará a funcionar a tenda de Natal, com uma programação variada. Novidade este ano é a projeção de um vídeo mapping na fachada da Igreja Paroquial.

Da programação consta também uma tômbola de Natal, até dia 6 de janeiro de 2023 e ainda um carrossel para crianças, até 7 de janeiro.

Ainda no âmbito desta quadra, a Biblioteca Municipal está a acolher a exposição “Nasceu um Menino”, uma mostra que reúne trabalhos dos jardins de infância dos agrupamentos de escolas do concelho.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais