Município de Oliveira do Bairro distinguido pelo trabalho com seniores

O Município de Oliveira do Bairro foi galardoado com a Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), pela reiterada intervenção desta autarquia junto das populações mais vulneráveis e pelo contínuo apoio aos mais necessitados, às famílias e às instituições.

O mais alto galardão atribuído pela ANGES foi entregue durante o Encontro de Diretores Técnicos do Distrito de Aveiro, promovido por esta associação, que decorreu no dia 28 de outubro, no Auditório do Espaço Inovação, em Vila Verde – Oliveira do Bairro.

Na sessão de abertura da iniciativa, que teve como tema “Sustentabilidade das organizações sociais”, Lília Ana Águas, Vereadora da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro, destacou a importância que teve a decisão de se criar, há cinco anos atrás, um pelouro específico para a temática do envelhecimento, centrado no respeito e na dignidade da pessoa idosa, que tem também em consideração todos aqueles que cuidam dos nossos seniores. “Em Oliveira do Bairro, também cuidamos dos cuidadores”, destacou a autarca.

Lília Ana Águas fez questão de, mais uma vez, manifestar a sua “enorme gratidão” a todos os profissionais que, durante a pandemia, “estiveram nas instituições a proteger os nossos pais e os nossos avós”, com grande sacrifício pessoal e enorme espírito de missão.

Na mesma ocasião, Ricardo Pocinho deixou um agradecimento ao Município de Oliveira do Bairro pela colaboração na organização da iniciativa, explicando que “só com autarquias dinâmicas e empenhadas é possível concretizar estes eventos”. O Presidente da ANGES reconheceu ainda que “o Município de Oliveira do Bairro tem uma abertura e uma sensibilidade para estas temáticas que nos dão esperança”. “Vocês são os causadores do aumento da esperança de vida dos nossos idosos (…) e, em muitos casos, a sua última família”, acrescentou.

Sobre a Bandeira de Mérito Social atribuída à autarquia oliveirense, Ricardo Pocinho referiu que Oliveira do Bairro é o primeiro Município do distrito de Aveiro e o segundo a nível nacional a receber o galardão.

Recorde-se que em julho passado, o Município de Oliveira do Bairro foi reconhecido como uma “Autarquia Amiga das Pessoas com Demência”, pelo projeto AGILidades, que trabalha na área geriátrica. Em setembro de 2021, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida como uma das autarquias “que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”.

A distinção foi alcançada no âmbito da 1.ª edição da iniciativa “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais” (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. A candidatura do Município de Oliveira do Bairro à iniciativa teve por base o seu projeto “ProximIDADES”.

 

Pelouro da Idade Maior

O Pelouro da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro foi criado em 2018, após esta temática ter sido definida como prioridade pelo Conselho Local de Ação Social.

Os objetivos da sua criação passaram pela prevenção e resposta a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas idosas, por informar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos desta população, combater a sua exclusão social e, finalmente, desconstruir a imagem negativa e o preconceito associado ao processo de envelhecimento, através de uma intervenção mais estruturada e dinâmica.

O objetivo último do Pelouro da Idade Maior é o de proporcionar as melhores condições para que a população do concelho envelheça de forma positiva e saudável, tendo como desígnios maiores a sua dignidade e qualidade de vida.

 

Sobre a ANGES

A ANGES é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é a promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido, nas suas mais diversas formas, colaborando com os poderes públicos e privados, nos planos de intervenção relacionados com as organizações sociais, independentemente da tipologia de resposta social e do fim económico.

Esta associação tem como pilar o absoluto respeito pela pessoa idosa, propugnando um envelhecimento com qualidade.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais