Não abriram vagas para médicos de família em Anadia

Na região do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga terminaram o internato dez médicos e abriram apenas cinco vagas. Para o concelho de Anadia não abriu nenhuma.

“Atualmente, o Centro de Saúde de Anadia tem o seu mapa de pessoal médico preenchido pelo que não se justifica solicitar uma vaga a concurso quando não há necessidade de médicos da especialidade de Medicina Geral e Familiar adicionais no Centro de Saúde de Anadia”, explica Pedro Almeida, diretor executivo da ACeS do Baixo Vouga.

O diretor explica-nos ainda que não foram abertas todas as vagas a concurso e que haviam sido solicitadas para colmatar as necessidades sentidas na zona geográfica abrangida pelo Agrupamento do Baixo Vouga.

Sobre o concelho de Anadia, Pedro Almeida explica que os principais constrangimentos sentidos ao desenvolvimento “futuro do Centro de Saúde de Anadia centra-se na sua organização multipolar e que não permite gerar escala para atividades mais distribuídas ao longo do dia”.

O diretor do ACeS termina dizendo que não há falta de médicos no Centro de Saúde de Anadia, por isso a questão de eventuais constrangimentos nos cuidados primários à população não se coloca.

Recorde-se que fazem parte do Centro de Saúde de Anadia o CS Anadia, o polo de Aguim, Mogofores, Vilarinho do Bairro, Avelãs de Caminho, Amoreira da Gândara, Avelãs de Cima e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Anadia.

O Centro de Saúde de Anadia está a funcionar provisoriamente, desde o início do mês de junho, no 1.º piso do edifício da antiga Escola Secundária, enquanto decorrem as obras no Centro de Saúde. As obras de reestruturação e reabilitação do Centro de Saúde de Anadia representam um investimento que ascende a 1,2 milhões de euros e têm prazo de execução de 10 meses.

“A reestruturação tem em vista a criação de condições físicas para a implementação de uma USF – Unidade de Saúde Familiar, bem como de um gabinete dedicado à saúde oral, dotado dos equipamentos necessários ao seu bom funcionamento”, explicou a Câmara de Anadia, acrescentando que também serão feitas intervenções nos equipamentos de ventilação e climatização, sistema de aquecimento de águas, criação de um parque de painéis fotovoltaicos e no exterior e estacionamento.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais