O papel da mulher antes e depois do 25 de abril em Oliveira do Bairro

O auditório do Conservatório de Música da Bairrada, na vila do Troviscal, concelho de Oliveira do Bairro, recebeu no passado sábado, 20 de abril, a palestra “25 de Abril no Feminino”, inserida nas comemorações do 50. Aniversário do 25 de Abril 1974.

Com moderação de Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura e da Educação do Município de Oliveira do Bairro, o painel de palestrantes contou com Maria Manuela Aguiar, que ocupou cargos políticos relevantes, como Secretária de Estado do Trabalho, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e deputada Assembleia da República, para além de outras responsabilidades em organizações não governamentais, no campo das Migrações e dos Direitos das Mulheres.

Para além da antiga governante, participaram ainda cinco ilustres mulheres oliveirenses: Rosalina Flipe, Leontina Novo, Orendina Loureiro, Helena Morais e Carolina Ribeiro.

As questões colocadas por Lília Ana Águas para discussão versaram o papel da mulher antes e depois do 25 de Abril de 1974, em termos sociais e políticos, nomeadamente sobre o que mudou e as expectativas criadas com a revolução e a Constituição de 1976, dando azo a uma conversa extremamente interessante, com diversos pontos de vista e de análise, que permitiram refletir sobre a evolução do lugar da mulher portuguesa e bairradina na sociedade, ao longo dos últimos 50 anos.

“Se o caminho feito deve ser valorizado, o mesmo deve acontecer para o que ainda falta fazer, para que a Liberdade de Abril seja real para as mulheres portugueses”, concluiu a autarca no final da palestra.

A iniciativa foi promovida no âmbito da programação especial dedicada às celebrações do 50.º Aniversário do 25 de Abril 1974, promovida pela Câmara e Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais