Reabilitação da escola secundária de Oliveira do Bairro vai avançar

As obras de reabilitação da Escola Secundária de Oliveira do Bairro vão avançar ainda este ano, depois da autarquia bairradina ter garantido financiamento para a empreitada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A garantia foi dada por Duarte Novo, líder do Executivo Municipal de Oliveira do Bairro, à margem da cerimónia de assinatura do contrato de financiamento, no valor de 5.394.992,70 euros, que decorreu no passado dia 21 de junho, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em Coimbra.

A cerimónia, que incluiu a assinatura de mais 22 contratos de municípios da região centro, contou com a presença do Ministro-Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

De acordo com Duarte Novo, a autarquia oliveirense já tem os projetos todos concluídos e, com o financiamento agora assegurado, “vamos avançar com a abertura do concurso público, de forma a que os trabalhos se possam iniciar ainda este ano”.

O autarca recordou a forte aposta que a Câmara Municipal está a fazer na Educação, sendo esta a área com maior verba orçamentada para este ano, que ronda os 4,5 milhões de euros, não incluindo o valor agora assegurado.

Por seu lado, Lília Ana Águas, Vereadora da Educação da autarquia bairradina, salientou a importância deste investimento num equipamento escolar que tem uma área de influência que, no só abrange todo o território municipal, mas também se estende aos concelhos limítrofes, sobretudo os localizados a este de Oliveira do Bairro.

A intervenção na Escola Secundária de Oliveira do Bairro visa a reabilitação genérica dos dois edifícios escolares e a reconstrução do edifício de ligação entre ambos, permitindo dotar o complexo de melhores condições de acessibilidade, eliminando rampas acentuadas e escadas interiores. De referir que, no espaço a reabilitar, será executada uma sala específica para Educação Inclusiva, dando assim resposta aos jovens com multideficiência.

A intervenção contempla igualmente a reformulação do edifício da portaria e a construção de acessos cobertos ao edifício escolar. No espaço exterior, para além da reconstrução total do campo de jogos, que irá permitir a prática de mais modalidades desportivas (entre elas o atletismo), será demolido o atual edifício dos balneários e construído um de raiz, com capacidade para albergar mais do que uma turma em simultâneo, com balneários individualizados para professores, assim como zonas para arrecadação de material desportivo.

Ao nível da envolvente exterior, ser feita a reabilitação dos pavimentos existentes e a criação de algumas zonas de lazer, com implementação de espaços verdes e mobiliário urbano.

A ESOB, um dos 11 estabelecimentos de ensino que integram o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, foi construido na década de sessenta do século passado e conta atualmente com cerca de 500 alunos, do ensino secundário e profissional, e um quadro de pessoal docente e não docente que supera a meia centena de pessoas.

A Escola Secundária de Oliveira do Bairro, anteriormente denominada Colégio do Infante, sofreu várias alterações ao longo dos últimos 60 anos, no sentido de dar resposta às diferentes e constantes necessidades educativas, carecendo, ainda assim, de intervenções que resolvam as várias patologias e desgaste natural, que se vão agravando com o passar do tempo, e que coloquem os edifícios e equipamentos em conformidade com os atuais requisitos legislativos, nomeadamente ao nível do conforto ambiental, eficiência energética e acessibilidade.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais