As obras de remodelação dos armazéns e do edifício sede da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, uma intervenção que comportou um investimento de 35 mil euros, foram inauguradas numa cerimónia onde não faltou música e a abertura de uma exposição de pintura.
“Esta é uma das muitas obras que são realizadas por todo o concelho, ao abrigo de acordos de delegação de competências e apoios financeiros, executadas pelas Juntas e Uniões de Freguesia e suportadas com investimento direto do Município”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, realçando que este trabalho de proximidade tem resultados práticos evidentes.
Com uma forma de atuação aberta e transparente, os investimentos que são realizados nas freguesias pela Câmara de Águeda são decididos em reuniões com todas as Juntas e Uniões de Freguesias (UF), pelo que as obras, como as de Valongo do Vouga agora inauguradas, resultam de “desejos e necessidades de uns, conscientes da disponibilidade financeira que há para todos”.
Para Jorge Almeida “é esta união e capacidade de concretizar que se sente no nosso concelho, numa conjugação de esforços e de vontades muito claro”, lembrando, contudo, que muitas outras obras há nas freguesias que resultam deste tipo de apoios.
Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, aproveitou “este dia feliz” de inauguração precisamente para “agradecer o constante apoio da Câmara para as obras que são necessárias” na freguesia. Sem receitas próprias, “só conseguimos fazer obras graças à Câmara Municipal”, com quem, reiteram “tem sido muito fácil trabalhar”.
A obra inaugurada esta sexta-feira respeita à recuperação dos armazéns da JF e também do edifício sede, onde “houve necessidade de intervenção ao nível da estrutura do telhado e pintura gerais”.
A sessão decorreu na Capela do Divino Espírito Santo, que também foi alvo de uma intervenção recente, e acolheu ainda dois momentos de arte e cultura com a atuação do guitarrista Vasco Ferreira Grãos e a inauguração da exposição de pintura da valonguense Maria Melo, que vai estar patente até dia 14 de janeiro.