Agência Areavip: “Anadia é um mercado com potencial”

Mário Campos faz parte da Areavip, agência imobiliária com escritório na Malaposta, e trabalha no ramo há sete anos. Escolheu esta atividade por exigir conhecimentos em várias áreas, como a parte processual, construção, fotografia e, principalmente, o contacto com os clientes, que acredita ser o mais importante e que a torna interessante e desafiante.

Acredita que o aumento da procura juntamente com a falta de oferta de mercado fizeram com que os valores subissem nos últimos anos, tanto no mercado habitacional como comercial. Nos últimos anos a procura maior foi por arrendamento, apesar de que, quando as taxas de juro nos créditos à habitação começaram a baixar, muitas pessoas optaram pela compra.

“Neste momento a procura por arrendamento continua alta, seja pela falta de imóveis para venda ou pelo aumento das taxas de juro. No entanto, apensar de haver uma diminuição de procura pela compra, continuamos a sentir mais procura do que oferta no mercado”, explica-nos Mário Campos.

O receio por parte das famílias em investir é facilmente justificado com os aumentos dos últimos meses e a pergunta impõe-se: a inflação e taxas altas vieram para ficar?

Sobre se existem características do comprador e vendedor mais comum: “Creio que é necessário primeiro falar da característica mais comum aos dois tipos de clientes, ‘a necessidade’, quando existe a necessidade efetiva de compra ou de venda todo o processo é mais simples. “Os vendedores mais comuns são pessoas acima dos 40 anos, já os compradores são de faixas etárias diferentes, apesar de nos mais jovens normalmente existirem os familiares que ajudam na compra”.

Sobre Anadia acredita ser um mercado com potencial, mas com muita falta de construção nova. Aqui também se sente procura por parte de estrangeiros, que tentam fugir às grandes cidades. Apesar de a procura pela compra de casas acontecer todo o ano, nos meses de verão é mais intensa, também por os dias serem maiores e pela chegada dos emigrantes de férias.

Com a pandemia sentiu uma maior necessidade de aposta no digital, mas os conceitos básicos, como a proximidade às pessoas, continuam, o que acredita ser a melhor forma de se estar. Não tem dúvidas que as principais características para um agente imobiliário são a honestidade, vontade de aprender todos os dias, empatia e bom relacionamento com o outro.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais