Depois da abertura, no dia 08 de janeiro, do Centro de Atendimento Clínico (CAC), sediado no Hospital de Anadia e aberto todos os dias, das 08h00 às 20h00, com o objetivo de alargar o acesso a utentes sem médico de família, migrantes e esporádicos, através de um Protocolo estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia de Anadia e a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA), a análise da frequência registada leva ao fim da escala médica do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) de Anadia.
A ULS diz que o faz por perceber que há uma “desnecessária duplicação de respostas com grande proximidade”. A partir do dia 15 de fevereiro o serviço de atendimento complementar deixou de estar operacional na sua oferta de fins de semana e feriados.
As equipas de enfermagem e de secretariado clínico, sempre necessárias para as rotinas terapêuticas, manter-se-ão em funcionamento sábados, domingos e feriados, das 08h00 às 13h00, no Centro de Saúde de Anadia.
A medida é justificada pela ULS RA com a necessidade de uma “gestão sustentável” dos recursos, face à procura verificada, e por haver “uma desnecessária duplicação de respostas com grande proximidade”.