Balanço positivo para Banco de Leite de Cantanhede

Os representantes das entidades envolvidas na dinamização do Banco do Leite de Cantanhede reuniram-se no dia 25 de março, na Casa Francisco Pinto, para avaliar os resultados alcançados em 2023, os quais foram considerados positivos.

Lançada em 2013, a iniciativa foi lançada pelo Lions Clube de Cantanhede, em parceria com a Câmara Municipal, as entidades parceiras do Conselho Local de Ação Social de Cantanhede e os padrinhos. A ação visa contribuir para a melhoria das condições de vida das crianças dos 0 aos 6 anos, de famílias vulneráveis, oferecendo-lhe o leite essencial à sua alimentação, recorrendo para isso a dádivas da comunidade e empresas locais, através do apadrinhamento.

A distribuição do leite às famílias tem o apoio logístico do Banco de Recursos Colmeia, local onde são acondicionados os donativos e onde as famílias se dirigem para a sua recolha.

Em 2023, o Banco de Leite apoiou cerca de quatro dezenas de crianças, incluindo oito bebés, com 4.434 litros de leite pasteurizado, 86 embalagens de leite em pó, papas, artigos de puericultura e 416 iogurtes.

O Lions Clube de Cantanhede reforça a quantidade de leite entregue, caso os agregados tenham na sua composição outras crianças com idade superior a 6 anos.

Os resultados obtidos foram fruto da colaboração de 17 padrinhos, que incluíam farmácias, empresas, bancos, associações e cidadãos anónimos.

No mês de dezembro, a organização preparou uma festa de Natal para as famílias beneficiadas pelo projeto, durante a qual foram distribuídos 48 presentes para as crianças e entregues 29 cabazes.

Apesar do Banco de Leite apoiar crianças dos 0 aos 6 anos receberam presentes todas as crianças do agregado familiar até aos 12 anos inclusive.

Os padrinhos contribuíram com um total de 2.840 euros em dinheiro, enquanto que as farmácias colaboraram em género no valor de 2.510 euros.

Em 2023, todas as ações de apoio ao Banco de Leite totalizaram um montante global de 5.380 euros.

“É notável ver que iniciativas como esta desempenham um papel decisivo no apoio às crianças e bebés necessitados do concelho. Esta assistência por parte dos padrinhos é fundamental para garantir a continuidade e sustentabilidade desta resposta social”, afirmou a vereadora com o pelouro da Ação Social, Célia Simões.

Além desta resposta social, foram desenvolvidos diferentes eventos para angariar donativos a fim de apoiar durante mais tempo estas crianças e famílias.

Graças ao apadrinhamento e à organização de eventos, o Banco de Leite está preparado para estender o seu apoio no próximo ano.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais