Comissão Vitivinícola da Bairrada em evento sobre a Sustentabilidade Multirregional

“Caracterização e os Caminhos para a Sustentabilidade Multirregional” é o mote do evento que terá lugar no dia 13 de dezembro, a partir das 16h, no Instituto Politécnico de Viseu. Esta é uma ação conjunta da CVR da Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo e com o apoio do Porto Protocol.

A sustentabilidade é um dos temas mais prementes da atualidade, nomeadamente na área da vitivinicultura, face às crescentes exigências dos mercados internacionais e ao impacto das alterações climáticas.

Perante a urgência de ação, e num esforço ímpar de colaboração multirregional, as cinco Comissões Vitivinícolas, que representam cerca de 38% da produção de vinho em Portugal, desencadearam um trabalho de fundo de auscultação de dezenas de agentes económicos do setor, com o intuito de aferir o ponto de situação da sustentabilidade no terreno, as boas práticas já implementadas, os desafios e as necessidades dos produtores.

O evento contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais, e terá como temas a debate “O Valor da Sustentabilidade – Mercados internacionais” e a “Caracterização Multirregional e sinergias com o Referencial Nacional de Sustentabilidade”.

O primeiro painel contará com Anna Britain, Diretora Executiva da Napa Green (certificação de sustentabilidade de Napa Valley, Califórnia), que partilhará experiências sobre a construção de um espírito de comunidade em torno da sustentabilidade , bem como dicas para os produtores; Marja Aho, Diretora de Sustentabilidade da Alko (Monopólio de bebidas Finlandês) falará sobre os requisitos que estão a ser solicitadas aos produtores e a importância das certificações, no âmbito do novo plano conjunto para a sustentabilidade que os cinco monopólios nórdicos estão a construir; e Polly Hammond, Fundadora da 5Forests (agência de comunicação especializada na indústria do vinho), partilhará experiências sobre boa e má comunicação em sustentabilidade, nomeadamente sobre o conceito de “greenwashing”.

Num segundo momento, Bruno Caldeira da Consulai fará uma resenha sobre o Referencial Nacional de Sustentabilidade, seguido da apresentação da Caracterização e os Caminhos para a Sustentabilidade Multirregional por Marta Mendonça e Cristina Crava, do Porto Protocol. O fecho do programa contará com a contribuição de Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, e da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

A entrada é de acesso livre, e decorrerá que presencialmente, quer online, bastando para isso inscrição prévia neste link: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_RFvRxAgiQi64Iaobhp2hBA

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais