ExpoBairrada recebeu cerca de 40 mil visitantes em cinco dias

Após dois anos de interrupção, devido à pandemia, a ExpoBairrada regressou em força ao Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, para cinco dias que deram a conhecer o que de melhor se faz no “Coração da Bairrada”, a nível industrial, comercial e agrícola, tendo recebido a visita de cerca de 40 mil pessoas de diferentes partes do país.

De acordo com o balanço efetuado por Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade promotora do evento, “a edição deste ano da ExpoBairrada foi um enorme sucesso, pelos milhares de munícipes que, ao longo dos dias, se juntaram a nós, e por outros tantos, que trocaram os seus territórios pelos nossos, mesmo com outros eventos a decorrer em simultâneo na vizinhança.”

No capítulo da música, o certame voltou a surpreender pelo cartaz de artistas diversificado, que incluiu não só as atuações de artistas nacionais de renome, mas também de músicos emergentes e outros grupos concelhios, divididas pelos três palcos que compuseram o recinto do evento. Em primeiro plano, no palco principal da ExpoBairrada, estiveram as atuações de Os Quatro e Meia, Deejay Telio, Maninho, Fernando Daniel, Blaya, Richie Campbel, Calema, T-Rex e GNR, e, ainda, no palco restauração, Jorge Guerreiro.

Para além da forte componente cultural, uma das apostas da edição de 2022 passou, segundo Duarte Novo, pelo reforço da componente empresarial do evento: “adaptámos a nossa dinâmica à do tecido empresarial regional e concelhio e, por esse motivo, incluímos no programa deste ano mais expositores e mais empresas”.

O recinto do Espaço Inovação contou com uma tenda de espumantes e com dez espaços de restauração, explorados por associações do Concelho de Oliveira do Bairro, e que permitiram aos visitantes degustar os mais tradicionais aromas e paladares da Bairrada. A preencher o pavilhão estiveram diversos expositores do tecido empresarial concelhio e, no espaço exterior, associações e entidades institucionais.

“A marca de 40 mil visitantes registada em cinco dias, proporcionou às associações aderentes um excelente momento de angariação de fundos para as suas atividades”, referiu o Presidente da Câmara, acrescento que “conseguimos cumprir um dos nossos principais objetivos ao apoiar o movimento associativo concelhio, reconhecendo assim o trabalho essencial que é realizado por estas instituições no desenvolvimento de Oliveira do Bairro”.

Ainda nas palavras do autarca bairradino: “estão criadas as condições necessárias para que a ExpoBairrada se afirme como um evento de referência ao nível da região, assumindo-se como um espaço agregador de novas dinâmicas e emoções, promotor do tecido económico do nosso Concelho, da nossa gastronomia e, nessa medida, um importante fator de atração turística, catalisador de negócios e da nossa economia”.

Também Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal, não escondeu a satisfação face ao resultado obtido nesta edição de 2022, revelando que “a ExpoBairrada foi um enorme sucesso, quer pela qualidade do programa apresentado, como pela variedade de atividades e atrações, que se traduziu no feedback bastante positivo que fomos recebendo pelos milhares de pessoas que foram passando pelo certame e através das nossas redes sociais”.

 

Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território inaugurou a ExpoBairrada 2022

A inauguração da edição deste ano da ExpoBairrada realizou-se no dia 6 de julho, na presença do Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel. Na sessão de abertura, o governante congratulou Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, pela organização do certame, reconhecendo o papel fundamental deste tipo de eventos, enquanto “fatores de atratividade, que mostram o potencial dos vários territórios”. “Com essa amostra de potencial, conseguimos elevar a autoestima e a confiança daqueles que residem ou pensam afixar-se nestes territórios, sejam eles pessoas ou empresas”, acrescentou.

Durante o seu discurso, o Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território destacou ainda o investimento que o Município de Oliveira do Bairro tem feito nas suas zonas industriais, referindo a relevância que o tecido empresarial tem para a “dinâmica sociocultural do país”. Segundo Carlos Miguel, Oliveira do Bairro é “um território que, ao contrário da média do país, cresceu profissionalmente”, na medida em que “enquanto o país perdeu 4% da sua população, o concelho de Oliveira do Bairro aumentou 0,5% da sua população”.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais