Farmácia Central apresenta imagem renovada e novos serviços

Servir a comunidade e acompanhar a evolução farmacêutica. Foram estas as palavras que serviram de mote para a implementação de novos serviços e realização de modificações na Farmácia Central, em Anadia. A inauguração da “nova casa” decorreu a 11 de novembro, com a apresentação do espaço renovado e da oferta melhorada.

A empresa Trajetória Positiva Lda., assumiu o leme do estabelecimento a 16 de outubro de 2020. O projeto de ampliação da farmácia começou em 2021, como explica Vanessa Peralta, a gerente do espaço, ao nosso jornal. Havia uma necessidade de “crescimento do espaço, de uma maior variedade de produtos de dermocosmética” e também de dar à população novas ofertas e mais diversificadas.

Existe um mapa “48 horas”, que consiste numa medição da pressão arterial durante esse período, feito de hora em hora, mas também há serviços de nutrição, podologia, laser, preparação individualizada de medição para utentes que seja mais “limitado”, medição de parâmetros, como o colesterol, a glicémia, medição de tensão arterial AOPP, que é feita durante 10 minutos, com intervalos, e dá uma média fina, que pode evitar “o efeito bata branca e a oscilação da tensão arterial”.

A farmácia prepara “manipulados”, que são medicamentos, maioritariamente em pomada, mas também existe em cápsulas, feitos com os princípios ativos prescritos pelo médico de um modo “artesanal” e personalizado. Destes serviços, alguns são novidade e os que já existiam estão “reforçados e melhorados”.

Quanto ao espaço, a Farmácia Central permanece com o serviço de atendimento, mas informatizado, houve a implementação de um robot de armazenamento e de um gestor de dinheiro, que diminui erros financeiros. Há ainda uma máquina individualizada em saquetas, além da mudança do sistema informático. O local tem uma nova imagem, renovada e pensada para dar aos utentes o “atendimento que merecem”, feita com “muito carinho” e para garantir que está na Farmácia Central “tudo o que precisam”.

“Nós tivemos de fazer estas alterações porque tínhamos uma necessidade de crescimento. Já não estávamos a conseguir dar resposta aos utentes e a própria evolução farmacêutica assim o exige, com as reinvenções que as transforma em mais do que a venda de medicamentos”, reforça Vanessa.

Continuam a investir nas palestras em escola e com os mais idosos, de modo a sair “detrás do balcão” e a dinamizar o encontro e a partilha junto da população. Vanessa é gerente do espaço e Ana Ribeiro diretora técnica, e há quatro farmacêuticas e três técnicas de farmácia.

Vanessa Peralta licenciou-se em Farmácia na Venezuela e pautou a sua missão sempre com o objetivo de servir e honrar a profissão. Chegou a Portugal há cinco anos e começou a trabalhar nesta que é a sua área de coração, mas sempre teve como objetivo ter um espaço que fosse seu. A oportunidade surgiu em Anadia e agarrou-a.

“O meu principal objetivo era adaptar-me à farmácia e à equipa, criar laços e ligações que me permitissem sentir em casa, e assim foi. Para organizar e orientar uma “casa” temos de a sentir como nossa, o que foi bastante desafiante, pois assumi a gerência em plena pandemia com muitas expectativas de crescimento, melhoramento contínuo e adaptações. Quando assumi a gerência da farmácia, um dos meus objetivos era que fosse uma transição calma e pacífica para os nossos utentes. Uma mais-valia dessa mudança foi o facto da equipa ser a mesma, o que não afetou a ligação que os nossos utentes têm com a farmácia”, explica-nos.

Vanessa não faz atendimento ao público, porque se dedica a tarefas de gestão, mas as várias atividades organizadas pela farmácia têm-lhe permitido conhecer Anadia e as suas gentes que, confessa, têm sido muito acolhedoras. Tem conseguido fazer parcerias com muitas entidades, o que, além de gratificante, considera como ponto fulcral para aquela que é a sua missão.

A nível de serviços já disponíveis para os utentes anteriormente, os farmacêuticos disponibilizam medição de parâmetros biométricos (glicémia, colesterol, triglicéridos, peso e altura, ácido úrico, medição de tensão arterial), administração de injetáveis, tratamentos de feridas, preparação de manipulados, preparação individualizada de medicamentos (PIM). Além destes, disponibilizam serviços como depilação a laser, tratamentos de estética, assim como rastreios esporádicos de pernas cansadas, nutrição, saúde capilar e mesmo a nível de dermocosmética. Proporcionam também consultas em três áreas distintas: podologia, nutrição e capilar.

Em termos de produtos, além da medicação que é o foco principal, a oferta é bastante ampla, envolvendo áreas como dermocosmética, puericultura e brinquedos, suplementação, cessação tabágica, desportiva, dietética, nutricional, higiene oral, higiene íntima, cuidado dos pés, pé diabético, produtos capilares, saúde animal, aromaterapia e perfumaria.

“Diariamente como objetivos temos a superação e crescimento contínuo, melhoramento do acompanhamento ao utente, um serviço de qualidade e honestidade, fortalecimento da nossa responsabilidade social, assim como criar laços de proximidade e alcançar novos parceiros e aliados. Ideias há sempre! Inovar, reinventar e crescer está na nossa missão diária para garantir um serviço de qualidade”, diz-nos Vanessa.

Diz-nos que o maior desafio que teve até então foi relativo à pandemia, quando foram obrigados a fechar a porta e a vender através de um postigo, limitando a proximidade ao utente. Mas reinventaram-se, tentado garantir a satisfação dos utentes, fosse através de entregas ao domicílio, realização de testes Covid-19 ou até a adesão ao programa de vacinação sazonal.

“Ao longo do tempo, as farmácias caíram numa rotina de prestação de serviços e atendimento ao balcão. Na minha opinião, são poucas as que criam uma proximidade direta com a população, com eventos ativos entre a comunidade e a farmácia, como palestras educativas em escolas, lares; participação em eventos desportivos na comunidade (apoiar a nossa equipa regional de futebol (Anadia FC), de trilhos (Saca Trilhos), o ginásio (Cross Company), etc. Assim como, ajudar os mais vulneráveis, apoiando a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Casa da Criança de Sangalhos e, inclusivamente, os nossos idosos através de atividades locais, em parcerias com entidades como o Anadia Maior e a UMAA (Unidade Móvel de Atendimento de Anadia)” diz.

“Sem dúvida que a Farmácia Central se diferencia pela sua simpatia, serviço de qualidade, responsabilidade social com acompanhamento do utente, trabalhando em equipa e com honestidade, procurando sempre a inovação/melhoramento constante e transmitindo confiança no nosso serviço. A nossa profissão é de servir a população, garantindo o bem-estar físico e mental dos nossos utentes, o que envolve uma dinâmica constante fora do balcão e é o que temos feito nestes últimos dois anos”, explica a gerente.

Vanessa Peralta diz-nos ainda que o trabalho da Farmácia Central é inspirado num serviço de qualidade, confiança e dedicação para garantir a saúde e bem-estar, compreendendo as necessidades individuais de cada utente, sendo este o seu compromisso social.

 

Filipa Pereira

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais