Qualificar com sentido, continua a fazer todo o sentido! As necessidades atuais e emergentes dos jovens, das famílias e das empresas, requerem uma equipa de trabalho motivada, de excelência, disponível para a melhoria contínua.
Uma equipa, uma escola, rodeada de excelentes parcerias, com conhecimento, capacidade e competência, que no dia-a-dia seja capaz de FAZER na verdadeira dimensão da palavra:
F – Formar;
A – Aprender;
Z – Zelar;
E – Educar;
R – Recuperar
A “bagagem” e a “ferramenta para a vida” que um jovem adquire quando trabalha com o IPB durante 3 anos é muito mais do que técnica: é fundamental valorizar e trabalhar muito a componente pessoal e social, das atitudes, dos valores, do rigor, do trabalho.
Temos Todos de FAZER e FAZER bem!
Obter com sucesso a certificação escolar e profissional equivalente ao 12.º ano é bom, mas deverá estar sempre associado uma adequada inserção dos jovens no mercado de trabalho, bem como o prosseguimento de estudos superiores. Faz parte da estratégia de afirmação e crescimento sustentado da escola garantir ofertas de qualidade no ensino profissional técnico/tecnológico, com resultados evidentes nas respostas que o tecido empresarial da região necessita, acompanhada pelos níveis de satisfação e expectativas dos jovens e famílias.
A linha de atuação e a aposta formativa do IPB tem devolvido um feedback muito positivo por parte dos alunos que, ao longo dos anos, têm concluído com sucesso o seu percurso escolar no IPB, nos cursos profissionais de:
TEAC – Técnico de Eletrónica, Automação e Comando
TMI – Técnico de Manutenção Industrial – variante eletromecânica
TMA – Técnico de Mecatrónica Automóvel
É verdade que para atingirmos estes resultados e objetivos estamos em constante (re)acerto, (re)ajuste e reforço mas, sem dúvida, – mérito para as empresas, mérito para os alunos, para a equipa que os acompanha e para as suas famílias que os apoiam.
Estamos muito ativos!
Muito investimento! Instalações, recursos e muitas novidades tecnológicas! Muitas oportunidades de estágios na Europa! Preparação de novos cursos profissionais em áreas muito apelativas e necessárias ao tecido empresarial!
Se queremos que o IPB – Instituto Profissional da Bairrada continue a fazer algo único e especial na Educação e Formação Profissional em toda a região de Aveiro temos de manter o “pé no acelerador” e continuar este percurso bonito de muitas concretizações.
Não podemos nem devemos procurar de forma mais ou menos sistemática justificações formo/legais para não fazer na escola o que precisa de ser feito e bem feito! Se, por um lado, é verdade que existem algumas limitações, também é verdade que hoje é possível, e de acordo com a lei, que existam Projetos Educativos altamente inovadores, que se apliquem estratégias diferenciadoras focadas nos alunos e nas suas necessidades, como é o caso do IPB e do que tem feito pela Educação Profissional em Portugal nos 10 anos da sua existência.
Artigo patrocinado