“Mealhada INspira” desafia a comunidade à inovação, inteligência e inclusão

A apresentação do conjunto escultórico de Robert Panda marcou o arranque do “Mealhada Inspira – Inovação, Inteligência, Inclusão”, um projeto agregador de várias dinâmicas nas áreas cultural, social, turística, económica, ambiental, desportiva, de saúde e de participação cívica, cuja ideia central é o Município como fonte de inspiração para residentes e para visitantes. De 31 de março a 7 de abril são várias as iniciativas a decorrer, no Município da Mealhada, no âmbito deste conceito, com uma programação diversificada e com experiências enriquecedoras que estimulam o bem-estar, nomeadamente a primeira edição da Feira da Saúde.

São três as figuras escultóricas, únicas e originais, da autoria do artista Robert Panda que marcam o espaço público da Urbanização O Choupal. As obras de arte têm como tema o leitão e são compostas por três figuras escultóricas distintas, que abordam e retratam, respetivamente, as temáticas “onde está o leitão?”, “atrasado para o leitão” e “alguém lhe leve um leitão”. As figuras escultóricas têm uma altura de três metros em pé, construídas em fibra de vidro, textura em resina, estrutura em ferro e pintura com acabamento mate.

Robert Panda é um artista português que iniciou o seu percurso no submundo do graffiti, a pintar nos subúrbios de Lisboa. O seu projeto de instalação escultórica de rua intitulado “I am stupid”, “uma abordagem filosófica à parvoíce humana, tem por base a colocação de figuras antropomórficas estilizadas e amigáveis produzidas com materiais como papel e fita adesiva, fibra de vidro ou cimento, em vários locais de modo a surpreender e a interagir com os transeuntes”.

 

“Mealhada INspira” uma semana de eventos

Depois deste primeiro momento, do lançamento do grupo escultório, o “Mealhada INspira – Inovação, Inteligência, Inclusão” terá a sua apresentação pública, dia 31 de março, na palestra “Sustentabilidade com identidade: o território como fonte de inspiração”, com moderação da apresentadora Fátima Lopes e as presenças de Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão e presidente da direção da Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza,  Rui Simão, vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e coordenador Executivo da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, e Miguel Vasco, ex-coordenador do iNature, consultor da INOVA+ e responsável pela candidatura da Mata do Bussaco a floresta terapêutica.

No mesmo dia, tem início o FLIM – Festival Literário da Mealhada, que decorre de 31 de março a 6 de abril, na Tenda montada junto ao Jardim Municipal, onde vão decorrer exposições, apresentação de livros, a feira do livro, teatros, oficinas, cinema e até espetáculos de música. Destaque ainda para o Jantar Literário alusivo à obra Camiliana, a assinalar os 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco.

Ao FLIM, segue-se, dia 5 de abril, no Cineteatro Messias, a 14.ª edição do Encontro com a Educação, subordinado ao tema “Inteligência Artificial: A Nova Era da Educação”, um espaço de reflexão para toda a comunidade educativa. Neste mesmo dia, na área da Juventude Zona 231 serão realizadas duas iniciativas: a arena Advocacia e Ativismo Jovem, no âmbito do Projeto Change Makers Erasmus+, e o Podcast Talentos 231, que conta com a participação de jovens artistas emergentes.

A noite do dia 5 de abril será dedicada ao Festival da Atividade Física, uma mostra do trabalho desenvolvido pelas coletividades desportivas do concelho, num espetáculo que decorre no Pavilhão Municipal do Luso.

O talento está no centro do “School Talents”, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Mealhada, um espetáculo no Cineteatro Messias que mostra os diversos talentos dos alunos, dia 6 de abril.

Ainda no âmbito desta semana, nos dias 6 e 7 de abril, o Município da Mealhada assinala o Dia Nacional do Moinhos, com atividades nos moinhos do concelho – Lograssol e Santa Cristina – e com a tradicional caminhada na rota do percurso da água, que, habitualmente, junta mais de uma centena de participantes.

Uma das novidades desta primeira edição do Mealhada INspira é a primeira Feira da Saúde, que inclui atividades de saúde e bem-estar, como sejam rastreios, aulas e conversas, num programa aberto a toda a população. O programa inclui ainda visitas-guiadas às Termas de Luso e uma iniciativa de imersão junto ao Parque do Lago do Luso que procura dar a conhecer as potencialidades da água no bem-estar.

Comprometido com os valores e princípios da Carta das Cidades Educadoras, oMealhada INspira” é um projeto agregador de várias dinâmicas cuja ideia central é o Município como fonte de inspiração para residentes e para visitantes, a quem é proposto, por um lado, a participação em diversas atividades, por outro, o contributo, as ideias, para um Município mais preparado para enfrentar os desafios da sustentabilidade, da inovação e da competitividade positiva. O Mealhada INspira começa com esta semana intensa de atividades, mas prolongar-se-á, durante todo o ano com diversas iniciativas que procuram inspirar a comunidade a ser participante na vida do Município.

Como incentivo à participação da comunidade, será proposto um roteiro em QRCode onde os participantes se registam e, mediante a participação mínima em três atividades, ficam habilitados a um fim de semana com experiências inspiradoras no Município. Um fim de semana que estimule o conhecimento do Município através da gastronomia, da restauração, dos vinhos, da cultura, da natureza da Mata do Bussaco, do bem-estar das Termas de Luso e da excelência hoteleira local.

A participação cívica é uma das vertentes mais significativas do conceito “Mealhada INspira”. Ao longo do ano, serão lançadas várias iniciativas de estímulo à participação na vida pública e será lançado um portal onde munícipes e residentes poderão carregar elementos e criações fruto da inspiração com origem no Município, sejam fotografias, obras de arte, poemas ou mesmo sugestões de melhoria em diversas áreas.

Mealhada INspira

31 de março l 18h00

Sessão de abertura

Palestra “Sustentabilidade com identidade: o território como fonte de inspiração”, com moderação da apresentadora Fátima Lopes e as presenças de Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão e Presidente da direção da Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza,  Rui Simão, vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e coordenador Executivo da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, e Miguel Vasco, ex-coordenador do INature, consultor da INOVA+ e responsável pela candidatura da Mata do Bussaco a floresta terapêutica.

FLIM

3º Festival Literário

31 março a 6 abril

Mealhada

Info: biblioteca@cm-mealhada.pt / 231 201 681
Inscrições: bit.ly/flimealhada25

 

31 março

Feira do Livro

18h00 | Sessão de abertura do Mealhada INspira – Apresentação de Fátima Lopes

Somos Um  Momento cultural – Centro de Santo Amaro APPACDM

18h30 | Inauguração da Feira do Livro

Restaurante Burguezia do Leitão

19h30 | Um serão à mesa Camiliana – Jantar Literário – Sons & Ecos *

 

1 abril

Centro Escolar da Pampilhosa

9h30 | 11h | Ver e sentir as cores  Ação de sensibilização e oficina – ColorADD

Centro Escolar de Luso

10h30 | Aquariana  Teatro – Benedicte Garrido e Miguel Estima

Feira do Livro

14h30 | Aquariana  Teatro – Benedicte Garrido e Miguel Estima

18h30 | O quinto pescador  Apresentação do livro de José Rodrigues

Posto de Turismo Luso-Bussaco

15h30 | Ir a banhos com a literatura  Roteiro Literário *

 

2 abril

Escola Básica n.º2 da Pampilhosa

10h30 | A viagem de Camões Teatro – Era uma voz

Parque do Lago de Luso

14h | 14h45 | Histórias daqui para o Balthazar saber Apresentação do livro de Lurdes Réu

Feira do Livro

14h | Dom Roberto Teatro de Robertos – Teatro e Marionetas de Mandrágora

15h30 | A viagem de Camões  Teatro – Era uma voz *

17h | Dobrar e Bordar em Papel  Oficina – Pri Ballarin *

21h | A palavra Mágica Cinema – MarginalFilmes

3 abril

Biblioteca Municipal da Mealhada

10h | 11h | A cor do limão  Teatro – Andante Associação Artística

16h | “Peregrinação  Apresentação do livro de BD de João Miguel Lameiras e Miguel Jorge

21h | A Biblioteca Andante  Teatro – Andante Associação Artística

Feira do Livro

14h30 | A menina do mar  Teatro – Caixa de Palco

17h30 | Contos de Maria da Nóbrega  Apresentação do livro de Prof. António Breda Carvalho

18h | Enterrem-me na vertical  Apresentação do livro de Dr.ª Clara Cabral

 

4 abril

Feira do Livro

10h | 11h | 14h | 16h | “Era uma vez… ou talvez não!”  Sessão de contos – The Poets and Dragons Society

18h | IA sem filtros: o que precisamos saber? Tertúlia – Jorge Borges, Ana Paula Ferreira, Manuel Coimbra e Miguel Midões *

21h30 | Reportório Osório  Música – D’Orfeu

Mealhada

10h30 | Caminhar a Mealhada, com livros  Roteiro Literário *

 

5 abril

Feira do Livro

10h30 | Era uma vez… ou talvez não!  Sessão de contos cantada – The Poets and Dragons Society *

14h | Jogadas e Desafios  Jogos de tabuleiro – Fernando Ferreira

19h | Talentos 231 Podcast *

21h30 | Eu sou o Outro  Teatro | Música | Poesia – Teatro Emcaixa

 

6 abril

Feira do Livro

10h30 | Biblioterapia e Saúde Mental  Palestra – Sandra Barão Nobre *

15h | Jogadas e Desafios  Jogos de tabuleiro – Fernando Ferreira

 

31 março a 30 abril

Biblioteca Municipal da Mealhada

Restaurante Burguezia do Leitão

Linha, Ponto e Vírgula

Exposição – de André Carrilho

Exposição cedida pela Casa de Camilo

 

31 março a 6 abril

Mealhada

Feira do Livro.

* Inscrição obrigatória: bit.ly/flimealhada25

 

 

14º Encontro Com a educação

Inteligência Artificial – A Nova Era da Comunicação

5 abril

Mealhada

Info: educacao@cm-mealhada.pt / 231 200 980
Inscrições: bit.ly/enceducacao25

 

Cineteatro Messias

9h45 I Momento cultural

10h I Sessão de abertura

10h15 I O Elefante na Sala: A Revolução da IA na Educação e os Desafios que Não Podemos Ignorar

Miguel Oliveira – Ordem dos Psicólogos Portugueses

11h I IA na Educação? Não, Obrigada!

Raquel Varela – Historiadora e professora auxiliar na FCSH – Universidade Nova de Lisboa

11h45 I Pausa para café

12h I Debate Participado

Inteligência Artificial em Debate: A Luz e a Sombra

Raquel Varela e Miguel Oliveira

Moderador: João Paulo Teles – Município Mealhada

13h I Almoço Livre

 

14h30 I Workshops

Biblioteca Municipal (Sala Infantil)

01  Inteligência Artificial vs. Inteligência Emocional: Como equilibrar tecnologia

e humanização na educação?

Rita Felizardo – Escola das Emoções

Cineteatro Messias

02  Ferramentas IA para Professores

Claúdia Meirinhos – Agrupamento de Escolas de Barcelos

Espaço Inovação

03  Do Giz ao Chip:

O dIAbo da IA chegou à minha sala de aula

Marco Bento – Escola Superior Educação Coimbra

Garden Lounge Bar

04  “Arena in the Garden”:

Arena Advocacia e Ativismo Jovem

Mariana Gomes – ONG Último Recurso

Público-Alvo: Jovens (13 aos 30 anos)

Centro Interpretação Ambiental (Parque da Cidade)

05  Uso da IA no estudo da Biodiversidade

Lídia Dias e Daniel Morais – CIA

Biblioteca Municipal (Auditório José Lopes dos Reis de Melo)

06  A IA na sala de aula

Jorge Borges – Agrupamento Escolas Conde de Oeiras

Biblioteca Municipal (sala de adultos)

07  O futuro da aprendizagem com IA

Ana Paula Ferreira – Rede Bibliotecas Escolares

Feira do livro – Mealhada

16h45 I Sessão de encerramento – Espumante de honra.

 

Festival da Atividade Física
5 abril
| 21h

Pavilhão Municipal do Luso

Preço: Gratuito | INFO: desporto@cm-mealhada.pt

O Festival da Atividade Física é um momento de encontro de clubes, escolas e associações desportivas concelhias que apresentam à população as suas principais atividades .

 

 

Feira da Saúde

Dia Mundial da Saúde

6 abril | 10h>12h30 e 14h>17h

Feira do Livro – Mealhada

Preço: Gratuito

 

Palestras

10h | A importância da higiene, segurança esaúde no trabalho, Susana Silva – Centro de Medicina e Enfermagem

10h30 | Biblioterapia e Saúde Mental, Sandra Barão Nobre – Biblioterapeuta

11h30 | Amor próprio – a importância de impor limites, Maria Carvalho – Clinimed

11h50 | Fitoterapia (plantas medicinais) antidepressiva e ansiolítica, Paula Gradim – Naturalmed

12h10 | Nutrição em tempo de verão, Daniela Nunes – Clínica Balau Aulas (exterior)

10h-12h30 | Aulas de Bootcamp, Step e Pilates .

 

Dia Nacional dos Moinhos

Info: centroambiental@cm-mealhada.pt

 

6 abril
Parque dos Moinhos do Lograssol
10h>17h | Moinho aberto e Exposição Etnográfica “Ciclo do pão”

Confeção e cozedura do pão tradicional da Mealhada em forno a lenha  (EPVL)

Mercadinho dos Moinhos (Artesanato, Produtos Biológicos, Doçaria, etc.)

Tasquinha da ARCAP (sandes de leitão, bifanas e caldo verde)

15h | Moinhos, Memórias e Melodias:
Uma Viagem Etnográfica  (GEDEPA)

Moinho de Sta. Cristina

9h30 | Caminhada “Por Montes e Vales de St. Cristina”

Ponto de encontro: Fonte de Santa Cristina

10h>17h  | Moinho aberto com moagem de milho

Venda de pão, malassadas e compotas

(Com. zeladora da Capela de St. Cristina)

12h | Certame de sopas e sandes de pernil (Grupo Cénico St. Cristina)

15h30 | À descoberta das Plantas Silvestres

Caminhada Interpretativa

Ferraria

10h | Visita ao moinho da Palaia

10h30 | História e histórias do moinho – por D. Maria da Palaia

12h | Tiragem do pão tradicional da Ferraria do forno a lenha pela padeira Maria Balbina

12h30 | Almoço – CSC da Ferraria
(Pá de porco no forno à padeira com batata a murro)

15h | Jogos tradicionais

 

 

7 abril

Dia dos Moinhos

Parque dos Moinhos do Lograssol

10h>17h | Moinho aberto e Exposição Etnográfica “Ciclo do pão”

Confeção e cozedura do pão tradicional da Mealhada        em forno a lenha (EPVL)

Atividades dirigidas às IPSS

– Da semente ao grão e da farinha ao pão

– Aprende a escolher bem os cereais!

– Jogo “Da espiga para a barriga”

– Há história no moinho

– Moinhos de vento criativos – Oficina criativa  (EPVL)

 

Visita-guiada às Termas de Luso

7 abril | 10h

LUSO

Preço: Gratuito (inscrição obrigatória)
Info: turismo@cm-mealhada.pt / 231 930 122 / 231 281 372

 

As Termas de Luso contam com um conceito inovador de Medical Spa suportado por três valências complementares: Termalismo Terapêutico, Spa Termal e Medical Center. Esta visita leva-o a conhecer as instalações diferenciadoras das Termas de Luso que permitem a recuperação do equilíbrio perfeito entre Corpo, Mente e Alma.

 

Visita-guiada Luso d’Água

Viagem pelos sentidos no Lago do Luso

7 abril | 15h

LUSO

Preço: Gratuito (inscrição obrigatória)
Info: turismo@cm-mealhada.pt / 231 930 122 / 231 281 372

 

A história da vila do Luso é uma história de água, de nascentes, de fontes, de ribeiras, de moinhos, de Termas. É este caminho de água que propomos nesta visita, onde iremos terminar com uma autêntica viagem pelos sentidos no esplendoroso parque do Lago do Luso.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais