Águeda dá as boas-vindas ao Natal com muita luz e animação

Espaços encantados, iluminações e decorações, animação cultural e desportiva e os famosos e acolhedores guarda-chuvas. Todos bons pretextos para visitar, conhecer ou reencontrar Águeda, num dos eventos mais emblemáticos do país, que arrancou no dia 18 de novembro, com a cerimónia simbólica do acender das luzes, junto ao Maior Pai Natal do Mundo.

“O Águeda é Natal é, sem dúvida, um dos eventos mais aguardados do ano, que marca pela sua irreverência e capacidade de surpreender, que é ansiado pelos aguedenses e pelos milhares de visitantes que vêm até nós para ver algumas das ruas mais bonitas e instagramáveis do mundo”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que a cidade se transforma por completo, nestes dias, num palco gigante de luz e sonhos.

“Quando começa?”, “Quais são as novidades?”, “O que vamos poder ver este ano?”, “Até quando poderemos visitar as ruas decoradas?”, são algumas das perguntas que circulam nas redes sociais, por residentes e turistas que querem vir até Águeda e experienciar a magia do Natal.

A hospitalidade dos guarda-chuvas, o colorido e a extensa programação prevista prometem iluminar de alegria e encanto entre 18 de novembro e 7 de janeiro.

“Águeda é Natal” arrancou com uma parada de Natal, a que se seguiu o simbólico e sempre tão aguardado momento do acender das luzes, no Largo 1.º de Maio, junto ao Maior Pai Natal do Mundo.

Este que já se tornou um dos ícones e atração do Natal em Águeda continuará a exibir a sua grandeza, conferida pelo Guiness Book of Records, com os cerca de 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil led’s. Este ano, uma das novidades é que o Pai Natal, vai ter como companhia uma banda de Natal, bem como renas e algumas decorações alusivas à época.

A par deste grande Pai Natal, Águeda volta a apresentar, no Posto de Turismo (de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 20 horas; e aos sábados e domingos, das 10 às 20 horas), a nano estrutura do artista Willard Wigan que criou um Pai Natal que cabe no buraco de uma agulha e que só pode ser visualizado através de microscópio.

Programação cultural e apoio ao comércio

“Este evento é uma aposta estratégica que fazemos que, simultaneamente, promove o nosso território do ponto de vista turístico, que atrai milhares de visitantes, e dinamiza o comércio local”, afirmou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal, salientando ainda que cidades com um comércio ativo são territórios vivos e dinâmicos.

Todos os anos, a decoração das ruas da cidade são diferentes e surpreendem a cada passo que se dá. O Parque Municipal de Alta Vila estará transformado num bosque encantado, com muita luz, cor e magia e as crocheteiras de Águeda fizeram criações únicas para revestir uma árvore de Natal com 8 metros, que vai ser instalada junto à entrada principal do edifício dos Paços do Concelho.

Durante todo o período do evento está previsto um vasto programa cultural e atividades para todos os gostos e públicos, nos equipamentos municipais (como a BMMA – Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o CAA – Centro de Artes de Águeda e a Incubadora Cultural de Águeda – InCA) e nas várias artérias da cidade.

Destaque para as Jornadas Internacionais de Turismo, agendadas para os dias 24 e 25 de novembro, no CAA, que este ano terá como tema “Sem fronteiras, com tempo” e que abordará diversas vertentes ligadas ao setor, como a sustentabilidade, cultura, gastronomia, eventos e financiamentos.

A programação cultural inclui um Quinteto de Música Tradicional Cubana (dia 24 de novembro, 21h30, no CAA) e filmes da Terra do Pai Natal (dia 3 de dezembro, 17h, no CAA). Para dia 8 de dezembro, está previsto Flocos Sonoros, pelo Conservatório de Música de Águeda (15h30, no salão de chá do Parque Municipal de Alta Vila); o ilusionista (16h30, no café-concerto da InCA); e um concerto de Natal, pela Orquestra Típica de Águeda (17h30, no auditório do CEFAS).

Para o dia seguinte, 9 de dezembro, a tarde será preenchida com Saltimbancos (14h30, Parque Municipal de Alta Vila e a partir das 16h, nas ruas da cidade), coroas de Natal no Parque (15h30, café-concerto da InCA), a mala mágica do Sérgio Paulo , um duende “Plim” (16h30, salão de chá do Parque de Alta Vila) e cânticos de Natal, pela Assoartes (17h30, coreto do Parque de Alta Vila).

No domingo, dia 10 de dezembro, os soldadinhos de chumbo vão fazer o seu percurso pelas ruas da cidade, em duas fases: primeiro às 14 horas, entre a Avenida Eugénio Ribeiro e o Parque de Alta Vila, e depois a partir das 16 horas, nas ruas da baixa da cidade. Haverá ainda “o clássico”, pelo Tosta Mista, no Parque de Alta Vila (15h) e uma hora do conto em família (16h30, café-concerto da InCA).

A programação de Natal terminará, no dia 16 de dezembro, com uma mega aula de hidroginástica (10h30, Piscinas Municipais), um ensaio aberto pela Sociedade Musical Alvarense (16h, na Rua Luís de Camões) e uma corrida e caminhada de Natal, a partir das 18 horas, e que será dinamizada pelo Centro Municipal de Marca e Corrida de Águeda.

De referir ainda que o Comboio Histórico do Vouga voltará a exibir toda a sua beleza e características únicas, numa autêntica viagem no tempo, percorrendo a única linha de via estreita em funcionamento no nosso país. Ao todo, estão previstas 7 viagens (25 de novembro; 1, 2, 8, 9, e 16 de dezembro; e 6 de janeiro) que incluem um programa de animação, uma mostra de produtos regionais e uma visita ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais