A Biblioteca Municipal de Cantanhede assinalou 33 anos no atual edifício, inaugurado oficialmente a 25 de julho de 1992, dia do feriado municipal, e aberto ao público a 21 de setembro desse mesmo ano, coincidente com o Dia de São Mateus.
Integrada na Rede Nacional de Leitura Pública — projeto lançado em 1987 —, a Biblioteca Municipal de Cantanhede é uma unidade documental de tipologia média (BM2), destinada a servir concelhos com uma população entre 20 mil e 50 mil habitantes. Com uma área de 1.345 m², constitui um polo cultural e educativo, oferecendo serviços tanto no próprio edifício como através de diversas iniciativas descentralizadas em diferentes pontos do concelho.
Na sua oferta cultural, educativa e lúdica, o equipamento disponibiliza uma biblioteca itinerante, que percorre o concelho e realiza visitas quinzenais aos jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo e um polo sazonal na Praia da Tocha, que funciona entre junho e setembro. Estes serviços são complementados com uma sala de leitura que funciona semanalmente no Centro de Medicina de Reabilitação Física Rovisco Pais, na Tocha.
O atual edifício, moderno e funcional, dispõe de um auditório com lotação de 120 lugares para a realização de diversas atividades, um átrio com condições para exposições, duas salas de leitura, uma bebeteca – espaço dedicado a crianças dos nove aos 36 meses – e outros serviços de apoio.
A unidade documental proporciona, igualmente, o serviço de PressReader – plataforma gratuita de acesso digital a um vasto número de publicações periódicas, portuguesas e estrangeiras, e a BiblioLED – biblioteca pública para Leitura e o Empréstimo Digital, que presta um serviço de empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros, disponibilizado através das bibliotecas municipais aderentes que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).
No ano 2024, usufruíram dos diversos serviços disponibilizados pela Biblioteca Municipal cerca de 77.000 pessoas.