Home » Archives for admin » Page 16
Author

admin

Foi a 21 de setembro de 1992, Dia de São Mateus, que a Biblioteca Municipal de Cantanhede abriu as portas ao público no atual edifício. Isto depois da inauguração formal ter decorrido a 25 de julho do mesmo ano, feriado municipal.

A instituição associou a comemoração desta efeméride a uma atividade realizada no âmbito das Tardes Comunitárias: a presença de Elsa Ligeiro, da editora Alma Azul, para uma Conversa sobre José Saramago e a sua “A bagagem do viajante”. Isto porque este ano assinala-se o centenário de nascimento do escritor português, Nobel da Literatura em 1998.

PUB

Pedro Cardoso, vice-presidente do Município de Cantanhede, fez questão de relembrar “o importante papel que a Biblioteca Municipal tem vindo a realizar no enriquecimento cultural da comunidade concelhia e na democratização do acesso aos bens e valores da cultura”, adiantando que “além de centro local de acesso ao conhecimento, à informação, à leitura e aos livros, tem sido uma grande instituição cultural, educativa e lúdica, afirmado-se cada vez mais como um espaço dinâmico, de cidadania e promoção da democracia”.

A Biblioteca Municipal de Cantanhede integra a Rede Nacional de Leitura Pública, projeto nacional que teve início em 1987. Tratando-se de uma unidade documental de tipologia média, uma BM 2 (unidades que servem concelhos entre 20 mil e 50 mil habitantes, com áreas de 1.345 m2), a Biblioteca Municipal de Cantanhede presta serviço à população no seu edifício, mas também de forma descentralizada.

Na sua oferta cultural, educativa e lúdica, disponibiliza uma biblioteca itinerante que percorre o concelho, com visitas quinzenais aos jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo, e tem um polo sazonal na Praia da Tocha, que funciona entre junho e setembro. A estes serviços, acresce um polo de leitura que funciona semanalmente no Centro de Medicina de Reabilitação Física Rovisco Pais, na Tocha.

Enquanto espaço de cidadania e de promoção de democracia, promove atividades de tipologia diversa, em torno do livro e da leitura, do teatro, da arte, da escrita, da música, entre tantas outras. Espaço de múltiplas vivências, a Biblioteca de Cantanhede oferece documentos e atividades para todos os públicos, de todas as idades. Os seus serviços são gratuitos e o acesso aos mesmos é livre.

Dotado de instalações modernas e funcionais, o atual edifício dispõe de um auditório com lotação de 120 lugares – para a realização de conferências, colóquios e debates -, um átrio com condições privilegiadas para exposições, uma sala de leitura, um espaço dedicado às crianças que inclui ludoteca e bebeteca, sala de audiovisuais, além de um bar e outros serviços de apoio.

O seu fundo bibliográfico é constituído por um total de cerca de 58.000 documentos, dos quais 47.000 são livros, e inúmeros produtos em suporte digital, tais como DVD’s e CD’s.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Município de Oliveira do Bairro vai avançar com a instalação de mais 13 postos de carregamento de veículos elétricos no Concelho. A decisão foi anunciada por Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, no âmbito da iniciativa Mix&Move – Semana Europeia da Mobilidade.

Os novos postos vão focar localizados nas zonas industriais e nas áreas centrais das vilas e cidade, das quatro freguesias do Concelho.

Com os 13 novos postos de carregamento de veículos elétricos, que se juntam aos dois já existentes, o concelho de Oliveira do Bairro passa para a lista restrita dos concelhos do país com a maior densidade deste tipo de equipamentos por habitante. “Um sinal de modernidade e ao nível das cidades europeias mais evoluídas”, referiu o autarca.

Duarte Novo relembrou ainda a estratégia que tem sido seguida desde 2017, “na renovação da frota dos serviços municipais com carros elétricos, sempre que possível, abandonando os veículos a combustão interna”, acrescentando que, atualmente, “a limpeza urbana da cidade é efetuada com veículos elétricos”. “Oliveira do Bairro é hoje um concelho mais amigo do ambiente”, concluiu.

Os 13 equipamentos vão ser colocados nos seguintes locais: Freguesia de Oliveira do Bairro – Av. Dr. Abílio Pereira Pinto (junto da Biblioteca Municipal); Rua do Foral, Oliveira do Bairro (junto do nº 48); EM 596, Zona Industrial de Vila Verde (junto do Espaço Inovação); Parque de estacionamento do Parque Desportivo, Oliveira do Bairro (próximo da escada de acesso ao parque infantil). Freguesia de Oiã – Rua Escola C+S, Oiã (junto da Praça do Cruzeiro); Rua do Vale Grande, Zona Industrial de Oiã (junto da cabine de eletricidade); Rua Comissão de Melhoramentos, Oiã (próximo do entroncamento com a Rua Eng. Agnelo Prazeres). Freguesia da Palhaça – Largo da Junta de Freguesia, Palhaça (ao lado do estacionamento de Taxis); Rua A, Zona Industrial da Palhaça (próximo da rotunda). União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa – Rua Jacinto dos Louros, Bustos (próximo da rotunda Ti-Maria); Rua 18 de Fevereiro, EN333-1, Zona Industrial de Bustos (em frente à empresa Argex); Rua Manuel Nunes Ferreira Neves, Mamarrosa (em frente à farmácia); Rua António Simões Luzio, Troviscal (junto ao Museu de Etnomúsica da Bairrada).

O “Procedimento de Licenciamento para a atribuição de 13 licenças para a ocupação do espaço público com Postos de Carregamento de Veículos Elétricos no Município de Oliveira do Bairro” foi lançado no dia 16 de setembro, no website da autarquia, aguardando a sua publicação em Diário da República.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A Câmara Municipal de Anadia deliberou atribuir uma verba de 3.500,00€ ao Clube Saca Trilhos Anadia destinada a apoiar a realização da prova desportiva “Anadia City Race 2022”, no âmbito do Subprograma 2 do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Desportivo (PAMDD).

O “Anadia City Race 2022”, agendado para o próximo dia 23 de outubro, faz parte do calendário nacional da Federação Portuguesa de Orientação e vai ter lugar no Complexo Desportivo de Anadia. A organização estima a participação de 300 atletas.A prova de Orientação pedestre decorre em ambiente urbano, numa distância considerada média/longa. Tem como objetivos aproximar a modalidade à população de Anadia, num ambiente descontraído, mas competitivo, procurando desta forma atrair um maior número de praticantes. Por outro lado, vai permitir a inclusão de pessoas mais desfavorecidas no desporto e, em particular, na Orientação.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro admite que as regras de acesso a fundos vão estimular a integração de Municípios em associações para a gestão da água e saneamento.

Ribau Esteves falava sobre a possibilidade de adesão à empresa Águas da Região de Aveiro do único dos 11 Municípios da CIRA que estão fora dos sistema.

Os problemas na gestão de água, devido à seca, fizeram-se sentir de forma mais intensa em Anadia. O autarca de Aveiro diz que abertura existe e respeito pela decisão de Anadia, qualquer que seja, também. Quanto à oportunidade sublinha que a gestão do próximo quadro de fundos europeus vai incentivar as agregações.

O executivo da autarquia anadiense já fez saber, por diversas ocasiões, não considerar esta hipótese, essencialmente para que as tarifas a pagar não subam muito.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Anadia FC/TRVPro 90 x Gica 48

Neste primeiro jogo do campeonato nacional da segunda divisão masculina 2022/2023, o Anadia recebeu o Gica. O jogo inicia com a jovem equipa do Gica a praticar um basquetebol de grande intensidade defensiva e ofensiva que surpreendeu os jogadores do Anadia, o primeiro quarto é pautado pelo equilíbrio o Anadia estava algo apático e o Gica aproveitava. No segundo quarto, já com várias alterações em ambas as equipas, o Anadia toma a dianteira, passa a defender os bases aguedenses a todo o campo e rouba bolas aproveitando para em contra ataque ganhar uma vantagem de 11 pontos ao intervalo 42-31. Na segunda parte o Anadia coloca em campo uma equipa mais baixa e mais rápida o que provoca vários turn overs no ataque do Gica, rapidamente passa a vantagem para 20 pontos. A equipa do Gica apenas marca 8 pontos neste parcial que termina em 67- 39. No último quarto o Anadia aproveita para gerir a equipa e o marcador , mesmo assim alarga a vantagem para 32 pontos e vence sem dificuldade.

Pelo Anadia: João Pereira (6), Luis Seabra (6), Diogo Cardoso (4), Ricardo Marques (13), Gabriel Branco (20), Filipe Monteiro, André Costa, Luis Seco ( 7), Rafael Soares (2), Mauro Nascimento, Nuno Lopes (24), João Santos ( 6) Treinador: Pedro Maia

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou, na quinta-feira, que o Governo decidiu não prolongar a situação de alerta. Num comunicado, enviado às redações, o Ministério da Saúde explica tudo o que mudou desde ontem.

Segundo o ministério, o “isolamento deixa de ser obrigatório” e “cessa o mecanismo de atribuição de incapacidade temporária para o trabalho por Covid-19 e o subsídio associado, que deixarão de ter um regime especial, passando a beneficiar do regime das outras situações de doença”.

Já os testes de rastreio à Covid-19 “deixam de ser prescritos via SNS24” e “passam a ser comparticipados mediante prescrição médica, à semelhança de outras análises e meios complementares de diagnóstico (MCDT)”. O teste será comparticipado a 100% quando prescrito numa unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No entanto, segundo indicou a nota, se um “cidadão inicia sintomas respiratórios” deve, “como em qualquer doença respiratória”, reforçar os cuidados de higiene e “procurar diminuir o risco de contágio de terceiros, em particular dos mais vulneráveis”, recomendando-se o uso de máscara.

Se os sintomas se agravarem ou persistirem, “deve procurar aconselhamento médico, sendo a porta de entrada no SNS o Centro de Saúde/ Unidade de Saúde Familiar ou SNS24”. Em caso de emergência, deve contactar o 112.

O uso de máscara nos estabelecimentos e serviços de saúde e nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) “continua a ser obrigatório”.

O Governo deixa ainda algumas recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS). No caso das unidades de saúde e ERPI devem ser promovidas “medidas de controlo de infeção”. Deve também “manter-se a higienização frequente das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento adequado quando sintomáticos”.

Na comunidade escolar deve ser promovida “a lavagem frequente das mãos e ventilação adequada dos espaços”.

Já em locais de grande concentração de pessoas, “durante o período de outono/inverno, deve promover-se a ventilação e/ou o uso de máscara”, sempre que não seja possível o distanciamento, em particular aos mais vulneráveis.

A situação de alerta, nível mais baixo de resposta a situações de catástrofes da Lei de Bases da Proteção Civil, estava em vigor ininterruptamente desde fevereiro, depois de Portugal ter passado, desde março de 2020, por situações de calamidade, catástrofe e estado de emergência.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Na sequência da crise da água declarada imprópria para consumo durante o mês de agosto pela entidade gestora (Câmara Municipal de Anadia), a oposição com assento na Assembleia Municipal de Anadia (PSD, PS e CDU) convocaram uma sessão Extraordinária que decorreu no passado dia 26 de setembro.

No seguimento dessa sessão de Assembleia, os líderes de cada grupo municipal assinam um comunicado que emitem e reproduzimos na íntegra:

“Realizou-se no passado dia 26 de setembro de 2022, uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Anadia, convocada após requerimento conjunto dos grupos municipais PSD, PS e do deputado municipal da CDU.

A convocação da sessão extraordinária foi motivada pelo sentimento de insegurança, desconfiança e alarme social de muitos munícipes de Anadia, face às evidentes situações da má qualidade da água para consumo humano no concelho, no período que decorre desde meados de agosto.

Atendendo à persistência dos sintomas de contaminação da água, confirmados pelos resultados das análises efetuadas, de forma responsável e colaborante, procurámos criar as condições para que o Executivo Municipal de Anadia explicasse detalhadamente as causas reais da crise na qualidade da água, e dos seus impactos na saúde e na vida dos consumidores do concelho.

No decorrer da sessão de 26 de setembro, a Presidente da Câmara, Engª Teresa Cardoso, assessorada por alguns técnicos do Município e acompanhada pela Delegada de Saúde do concelho de Anadia, Drª Graça Gonçalves, teve a oportunidade de, no local próprio, dar as explicações que entendeu.

No decorrer da sessão, a Senhora Presidente da Câmara de Anadia garantiu de forma perentória, que o sistema de captação, tratamento, distribuição e conrolo analítico da água de consumo, apesar de problemas diversos que reconheceu terem existido, se encontra neste momento em conformidade com a legislação aplicável.

Por sua vez, a Delegada de Saúde do concelho de Anadia, Drª Graça Gonçalves, assegurou que a água para abastecimento público, apesar de, em alguns casos se apresentar turva e com cor acastanhada, pode ser ingerida, sem riscos para a saúde humana.

Afirmou igualmente, que não lhe foi reportado pelos seus colegas médicos, nenhum caso de gastroenterite, com relação evidente de causa-efeito, com a contaminação fecal da água detetada nalgumas análises.

Perante estas afirmações da presidente da CMA e da Autoridade de Saúde local, que naturalmente responsabilizam quem as proferiu, registamos o declarado e aguardaremos de forma atenta o evoluir da situação no futuro próximo.

No segundo ponto da Ordem de Trabalhos da Assembleia foram feitas várias intervenções por parte dos deputados do PSD, PS e CDU, questionando a estratégia do Executivo para ultrapassar os diversos problemas que se colocam, a nível da água no concelho: falta de qualidade, desperdícios na rede, bem como à aplicação do PCQA – Plano de Controlo na Qualidade da Água.

Os deputados municipais do PSD, PS e CDU, mostraram a sua disponibilidade para colaborar na discussão, melhoria e aprovação dos orçamentos camarários, de modo a que possa investir de forma significativa, na renovação da rede de abastecimento de água, substituindo, designadamente, as condutas mais antigas (algumas em fibrocimento), que contêm amianto e reforçando os investimentos que se justifiquem nas captações, nos equipamentos de controlo e análise, já a partir do orçamento de 2023.

Esperamos que a nossa disponibilidade seja acolhida, de forma democrática, pela maioria que governa a autarquia de Anadia.

Anadia, 27 de setembro de 2022

Luís Fonte – PSD

Fernando Barbosa – PS

Rui Bastos – CDU”

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Realizou-se nos dias 17 e 18 de setembro, nos courts de piso rápido do Clube de Ténis de Ovar, o 8º Torneio de Veteranos,  torneio oficial do calendário da Federação Portuguesa de Ténis, prova de nível B, destinada ao grupo de veteranos, com a presença de 42 jogadores.

A dupla Anadiense Paulo Pontes e António Carrinho que representam o Grupo Desportivo e Cultural da CIRES (Estarreja), foram finalistas da prova de pares masculinos do escalão de + 45 anos, tendo cedido na final frente a dupla formada pelo Poveiro André Pereira e o Lisboeta Luís Pinto, em dois sets com os parciais de 6-0 e 6-3.

Na meia final a dupla Anadiense venceu a equipa formada pelo Conimbricense Jorge Lucas e pelo Portista Jorge Miguens, em duas partidas com os parciais de 6-1 e 6-4.

Na prova de singulares Paulo Pontes atingiu a meia final, tendo sido derrotado pelo vencedor da prova, o Poveiro André Pereira cabeça de série nº 1 e número 9 do ranking nacional, em dois sets, com os parciais de 6-1 e 6-4.

O Anadiense até às meias finais venceu nos oitavos de final o Portista Jorge Miguens do Clube Sportivo Nun´Alvares, cabeça de série 3, e número 23, em duas partidas com os parciais de 6-1 e 6-4. No quartos de final venceu Jorge Lucas do Ténis Clube do Choupal por 6-3 e 6-1.

No escalão de + 55 anos, o também Anadiense António Carrinho, cabeça de série nº2 e número 10 nacional, perdeu na final com o Portista Joaquim Costa número dezassete nacional, em duas partidas com os parciais de 7-5 e 6-1. Na meia final António Carrinho venceu Ernesto Sousa, em dois sets por 6-4  e 2-0 desistência.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Mais de cinco mil pessoas participaram na VI Caminhada Solidária Noturna de Oliveira do Bairro, que se realizou no passado dia 17 de setembro, com o objetivo de ajudar os bombeiros locais.

De acordo com Nunes Cardoso, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro (AHBVOB), a iniciativa permitiu angariar em inscrições 21.050 euros, que serão aplicados na compra de uma ambulância de socorro pré-hospitalar.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, congratulou-se com o “enorme sucesso” da iniciativa, “quer do ponto de vista solidário, pelo valor angariado nas inscrições, entregue diretamente aos nossos bombeiros, quer em termos do número de participantes e da forma como o evento se realizou, com muita diversão e alegria”.

De acordo com o autarca, esta foi “a melhor edição de sempre” da Caminhada Solidária Noturna de Oliveira do Bairro. “Confesso que estávamos expectantes relativamente à adesão das pessoas, tendo em conta o receio pelos efeitos da pandemia”, confessou Jorge Pato, “mas o que é facto é que o evento voltou a crescer face à ultima edição, quer no valor angariado em inscrições, quer no número de participantes, quer ainda na diversidade de locais de onde as pessoas vieram”. “Tivemos inscrições oriundas de 44 concelhos, de 12 distritos de Portugal Continental, desde Vila Real a Setúbal, o que diz bem da notoriedade que este evento começa a ter a nível nacional, sem grandes investimentos em campanhas de divulgação”, referiu o Vice-Presidente da autarquia.

Sobre o número de participantes, Jorge Pato explicou que, para além dos 5.000 inscritos, “vimos muitas pessoas na caminhada sem o kit de participação, e a respetiva t-shirt identificativa do evento, pelo que será difícil fazer uma quantificação mais exata, mas temos a perfeita noção de que esse número foi muito superior ao registado na última edição, em 2019”.

A Caminhada Solidária Noturna de Oliveira do Bairro foi promovida pelo Município de Oliveira do Bairro com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da cidade, estando inserida na iniciativa Mix&Move, que celebrou a Semana Europeia da Mobilidade e, nesse dia, o Dia Europeu Sem Carros.

Concentrados desde cedo junto à Biblioteca Municipal, na Av. Dr. Abílio Pereira Pinto, fechada ao trânsito no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, e onde decorreram atividades durante todo o dia, uma enorme massa humana amarela florescente foi crescendo até às 20h00.

Famílias inteiras, netos, filhos e avós, com bebés nos seus carrinhos, grupos de amigos e de colegas de empresa, pessoas em cadeiras de rodas, todos equipados com balões com leds e óculos, bandoletes ou pulseiras de néon, partiram em direção à Alameda da Cidade de Oliveira do Bairro, acompanhados por dois camiões “trios elétricos”, com DJs e um animador a marcarem o ritmo da caminhada em passo de dança, aquecendo as hostes numa agradável noite de final de verão.

Como já é tradição, a caminhada contou com várias surpresas ao longo do percurso, desde figuras gigantes iluminadas, gigantones, um grupo de bombos e até uma escola de samba, que deram ainda mais animação aos participantes. Fogo de artifício e lançamento de confettis deram também um colorido extra a uma noite de diversão e de alegria.

Habitual ponto alto da caminhada, a passagem pelo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro relembrou a todos a nobre causa da iniciativa, com iluminação a preceito, a que se juntaram as viaturas com as luzes de emergência ligadas, num belo espetáculo luminoso.

A caminhada “desaguou” na Praça do Município, espaço onde estava montado o palco que recebeu nessa noite os DJs Quimbé e Rubim, Paulo Barrocas ft MC Ori-G e DJ Fontes, prolongando a experiência fantástica da caminhada.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Município de Anadia dedicou uma semana (19 a 24 de setembro) à Juventude do concelho de Anadia, com uma panóplia de atividades, desde tertúlias, passando por atividades de índole recreativo e cultural, culminando com o Festival Anadia Jovem, que atraiu milhares de jovens, onde a autarquia fez uma grande aposta nos artistas jovens locais.

O vereador da Câmara Municipal de Anadia, Lino Pintado, com o Pelouro da Juventude, faz um “balanço positivo” da Semana da Juventude, sublinhando que “foi a primeira vez que se realizou, com este formato”. “Tentámos, desta forma, abordar outras temáticas, para que fosse ainda mais abrangente. Já realizámos no concelho experiências similares a esta, se bem que num formato diferente”, afirmou.

Relativamente à aposta nos jovens artistas do concelho, o autarca realçou que, da parte da autarquia, “sentimos uma grande satisfação em ver o acolhimento e a boa recetividade que estes jovens e associações tiveram da parte do público presente”.

A semana culminou em grande com o Festival Anadia Jovem, dois dias que atraíram milhares de jovens, inclusive de outros concelhos, a Anadia. O Festival contou ainda com o complemento da Feira de Artes, com exposições e intervenções de jovens artistas, bem como atividades de diversão como o Slide.

Lino Pintado referiu ainda que, “apesar do balanço positivo, existem sempre pontos a limar”, considerando que “esta semana foi também importante para podermos aferir o que se pode rever em próximas edições”.

A “Semana da Juventude” enquadra-se no conjunto de ações de apoio à juventude dinamizadas pela Câmara Municipal de Anadia.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais