Home » Archives for admin » Page 22
Author

admin

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião extraordinária de executivo, no passado dia 13 de setembro, os valores relativos às taxas da Derrama, da participação no IRS e do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que irão manter-se inalteradas em 2023 face aos anos transatos, o que irá permitir a devolução aos munícipes de mais de dois milhões de euros, aliviando assim a sua carga fiscal.

O valor da Derrama vai manter-se no mínimo, ou seja, 0,5%, sobre o lucro tributável do imposto relativo ao Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) referente ao exercício de 2022 e a ser cobrado em 2023. A derrama é um imposto que incide sobre o lucro tributável das empresas, tendo sido fixada em 0,5% em vez da taxa máxima de 1,5%, o que se traduz num benefício fiscal para as empresas sediadas no concelho de Anadia.

Relativamente ao IRS (Rendimento das Pessoas Singulares), foi deliberado fixar uma participação de 3% do Município no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho de Anadia, para vigorar no ano de 2023.  A aplicação desta taxa de participação no IRS terá efeitos no Orçamento Municipal, consubstanciada numa redução de receita na ordem dos 533.182,00 euros, valor este que reverterá a favor dos munícipes, desagravando assim a sua carga fiscal.

De salientar que, de acordo com a lei, os municípios têm direito, em cada ano, a uma participação variável, até cinco por cento, no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respetiva circunscrição territorial, relativamente aos rendimentos do ano anterior.

A taxa do IMI vai continuar a manter-se nos valores mínimos em 2023, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, ou seja, de 0,3 por cento para todos os prédios urbanos, o que traduz um alívio fiscal para a população residente em habitação própria permanente, e de 0,8 por cento para os prédios rústicos.

A proposta apresentada pelo executivo prevê ainda a redução da taxa do IMI em função do número de dependentes que integram o agregado familiar do proprietário. No caso de um ou dois dependentes a cargo, a dedução é, respetivamente, de 20 e de 40 euros, passando para 70 euros nas situações em que haja três ou mais dependentes.

Foi também deliberado fixar uma redução de 10% da taxa do IMI aos prédios urbanos com eficiência energética, enquanto que aos prédios urbanos degradados será aplicada uma majoração de 30%. No que concerne aos prédios ou frações autónomas em ruínas será aplicado o triplo da taxa fixada, ou seja, 0,9%. No que respeita aos prédios classificados como de interesse público, de valor municipal ou património cultural (nos termos do nº 12 do artigo 112º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis), será fixada uma redução de 25% da taxa do IMI.

Na mesma reunião foi também aprovada a Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) que será de 0,25%, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.

As deliberações vão agora ser enviadas à Assembleia Municipal de Anadia para discussão e aprovação em sessão que deverá acontecer até ao final do corrente mês de setembro.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

No próximo dia 23 de setembro, às 19h30, o Jornal da Bairrada e o Município de Vagos levam a cabo a 13.ª edição do Jantar Conferência, subordinado ao tema Desafios 20-30. O evento terá lugar no Restaurante O Barracão e contará no painel de oradores com o empresário Marco Santos, com o Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira e com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

A presença do Ministro do Ambiente neste evento reveste-se de maior importância, numa altura em que Portugal e a Europa alinham estratégias para fazer face às consequências da invasão da Ucrânia por Putin, no que respeita aos desafios energéticos.

Para além do brutal aumento dos custos da energia, há outros desafios que se colocam às empresas na década 20-30, como a necessidade cada vez maior de modernização digital, ou a qualificação dos trabalhadores e desenvolvimento de novas competências.

O Jornal da Bairrada aproveitará ainda este momento para reconhecer empresas que têm sido um exemplo pela resiliência e busca incessante de novas soluções para enfrentar os problemas do presente e do futuro.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A Câmara Municipal de Águeda associa-se à Semana Europeia da Mobilidade, com um conjunto alargado de atividades, que vão acontecer até ao próximo dia 25 de setembro, em vários espaços da cidade, e que convida a população a mexer-se.

A exposição “Bicicletas com Histórias – Profissões de Antigamente”, que revisita a forma como a bicicleta era usada antigamente estará patente no Centro de Artes de Águeda até ao dia 25 de setembro. A par desta exposição, será apresentado o documentário “Usos e costumes da bicicleta antiga de outrora”.

“A promoção dos meios suaves de mobilidade e da atividade física como forma de promover a saúde e bem-estar é uma prática corrente nas ações que desenvolvemos ao longo do ano, alinhados com a estratégia municipal para a sustentabilidade e sensibilização para as alterações climáticas”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que agradeceu a todas as entidades e coletividades do concelho que se associaram a esta iniciativa.

“Melhores Ligações: Combina e Move-te!” é o tema da Semana Europeia da Mobilidade, no âmbito da qual, em Águeda, estão programadas dias repletos de atividades dirigidas a toda a comunidade e escolas do concelho, como é exemplo a iniciativa “Bicicleta: a tua energia” (no Laboratório Vivo para a Descarbonização), “Bike&Troti Bus”, o regresso da ação “Escolas com Pedal” (que este ano se estende a toda a semana) e atividades do Centro Municipal de Marcha e Corrida.

Na manhã do dia 21 de setembro, no âmbito do projeto CISMOB (Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility) terá lugar no Café Concerto do Centro de Artes de Águeda, o Workshop “Mobilidade Sustentável – o Futuro dos Territórios” que pretende colocar em discussão soluções para a mobilidade sustentável e envolvimento dos cidadãos em soluções e projetos criativos.

No dia 25 de setembro, decorrerão diversas atividades lúdicas e desportivas na Avenida Eugénio Ribeiro, Rua Dr. Adolfo Portela e Rua Bombeiros Voluntários, que estarão encerradas ao trânsito durante todo o dia até às 18h para receber as diversas iniciativas como cycling, insufláveis, gincanas de bicicletas, entre outras.

O programa da Semana da Mobilidade, que pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/pages/1611, conta também com provas de trail – Troféu Trail 8.ª Etapa Trail dos Arrozais (18 de setembro) e ciclismo – Águeda Gravel Race (25 de setembro).

Para mais informações, os interessados devem usar os seguintes contactos: dv-as@cm-agueda.pt ou 234 180 197.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Uma vez mais o Município de Anadia vai associar-se à “Semana Europeia do Desporto”, através da realização de um conjunto de atividades desportivas dirigidas à população, com o objetivo de criar hábitos de vida saudável e promover o desporto e a atividade física em estabelecimentos de ensino, espaços ao ar livre, locais de trabalho e ginásios.

A iniciativa vai decorrer, entre os dias 25 e 30 de setembro, com um leque variado de ações que decorrerão em vários locais, nomeadamente Piscinas Municipais de Anadia, Parque Urbano de Anadia, Avelãs de Cima e de Caminho (Rota das Avelãs), Escola Básica do 1º Ciclo de Aguim e Casa do Povo de Amoreira da Gândara.

A “Semana Europeia do Desporto” inicia com o percurso pedestre “Rota das Avelãs”. A concentração tem lugar pelas 9h30, junto à Igreja Paroquial de S.Pedro, em Avelãs de Cima. Para o dia 26, está programado um dia aberto no Complexo Desportivo de Anadia, entre as 09h e as 21h, com entrada gratuita para os utilizadores de aula livre nas piscinas municipais, courts de ténis e campo de futebol sintético de 7.

No dia 27, terá lugar uma sessão de ginástica geriátrica “Movimento Sénior é Vida”, das 10h30 às 12h00, na Casa do Povo de Amoreira da Gândara. No dia 28, a Escola Básica do 1º Ciclo de Aguim é palco do projeto “A Brincar também se aprende”, entre as 11h e as 12h.

No Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, o Parque Urbano de Anadia recebe, às 18h30, a “Caminhada pelo Coração”. A “Semana Europeia do Desporto” termina com uma aula de ciclismo para crianças que decorrerá das 18h30 às 20h00, nas imediações das Piscinas Municipais de Anadia, numa parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A “Semana Europeia do Desporto” é uma iniciativa da Comissão Europeia, sendo desenvolvida em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. Tem como propósito promover o desporto e a atividade física em toda a Europa e continuar a gerar novas atividades, aproveitando as experiências positivas já existentes. O principal tema da campanha continua a ser “#BeActive” que deverá incentivar cada um a estar ativo durante a “semana”, mas também a permanecer ativo durante todo o ano.

À exceção dos dias 27 e 28 de setembro, restritas aos utentes da Casa do Povo de Amoreira da Gândara e à comunidade educativa da Escola Básica do 1º Ciclo de Aguim, respetivamente, todas as restantes atividades são de participação livre e gratuita.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Portugal vai estar representado por nove corredores no Campeonato do Mundo de Estrada, que se realiza em Wollongong, Austrália, hoje e no próximo dia 25. Num Mundial com especiais exigências logísticas e orçamentais, por se disputar na Austrália, Portugal, que não conseguiu apurar-se em Sub/23 e optou por participar nas duas categorias em que a federação julga ser realista aspirar à discussão das primeiras posições, ou seja, em elite e juniores masculinos.

Em elite estão convocados Ivo Oliveira, João Almeida e Rui Oliveira, trio da UAE Team Emirates, e o anadiense Nelson Oliveira, que há várias temporadas representa a formação espanhol da Movistar Team. Já os cinco convocados na categoria de juniores foram António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares, do Bairrada Cycling Team, equipa que dominou por completo a competição interna, e José Bicho, da Almodôvar Formação/Team SCAV e Tiago Nunes, da Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A Câmara Municipal de Cantanhede assinalou no dia 9 de setembro a abertura do espaço destinado ao Centro de Vacinação no concelho. Com capacidade para vacinar até 800 pessoas por dia, a nova estrutura está localizada nas instalações do Mercado do Peixe, na ala posterior ao Mercado Municipal e destina-se ao reforço de vacinação à Covid-19 e gripe. Recorde-se que as pessoas serão contactadas por mensagens escritas enviadas via telemóvel para o contacto associado ao processo clínico.

O Centro de Vacinação de Cantanhede funcionará às quartas e sextas-feiras das 14h às 19h e sábados das 8h30 às 17h30, o que pode variar consoante necessidades específicas.

O edifício, local onde decorrerá todo o processo de vacinação, está preparado com uma sala de preparação, sala de observação, vários postos de vacinação e zonas de recobro para que os vacinados sejam monitorizados nos 15/30 minutos seguintes à toma da vacina, consoante o esquema vacinal.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião de executivo, no passado dia 08 de setembro, um voto de louvor ao atleta anadiense, André Santos, pela conquista do título de Campeão Mundial Wako Pro KI 66,8kg, no evento The Lion’s Crown, que decorreu no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Com este Voto, o Município de Anadia pretende reconhecer o mérito do mais recente resultado desportivo alcançado pelo jovem atleta André Santos, no plano internacional, e a sua ação em prol do desenvolvimento desta modalidade desportiva e na divulgação e promoção do concelho.

André Santos é praticante da modalidade de Kickboxing, atleta do Sporting CP desde 2015, conta com um longo palmarés desportivo, do qual constam alguns títulos nacionais e internacionais, com destaque para o título de campeão do mundo superkombat (ISKA Pro em 63,5kg), conquistado em 2017.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

“Fica aqui, hoje, o nosso compromisso para criarmos as condições para que empresários de Águeda possam ir à Guiné-Bissau explorar potenciais oportunidades de negócio”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, anteontem, na receção ao ministro da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau, considerando ainda que investir no território “é mais do que oportuno”.

O Edil lembrou a localização estratégica da Guiné-Bissau no quadro geográfico africano, podendo ser apontada como uma porta de entrada para a África Subsariana e que apresenta oportunidades para empresas e não só. “Para além de negócios, podemos promover o bem-estar e desenvolvimento à escala mundial”, defendeu.

“Estas coisas têm mesmo de acontecer; a evolução e o desenvolvimento vão ter de chegar, mais lenta ou rapidamente, àquele país e este é o momento para empresas e a própria sociedade se unirem para que isso aconteça”, declarou Jorge Almeida, acreditando que este encontro poderá ser o primeiro passo em direção a este propósito.

O ministro guineense conclui, anteontem, em Águeda, um ciclo de encontros com autarcas, seguindo para Lisboa para uma reunião com a ministra da Coesão Territorial, dando por terminada uma visita diplomática de cerca de dez dias a Portugal. Nestes encontros, para além de lançar o repto a empresários e autarquias para o estabelecimento de acordos de parceria, Fernando Gomes procurou conhecer a realidade portuguesa no que se refere ao domínio autárquico.

Isto porque pretende organizar as primeiras eleições autárquicas do país, algo que nunca foi feito em 48 anos de independência, acreditando que o poderá concretizar no prazo de dois anos. Considerando que assumiu funções há dois meses num governo provisório cuja missão é organizar as eleições legislativas, decidiu ainda assim “abraçar este desafio” de “criar uma base para que o governo que saia das eleições tenha algo para avançar” neste processo de organização autárquica.

Num discurso sério e comprometido, Fernando Gomes reconheceu as fragilidades e apontou o “grande potencial” do país. “É preciso avançar rapidamente com a organização do poder local, porque nenhum país do mundo consegue fazer algo de bom e desenvolver-se, sem um poder local organizado e forte”, disse, defendendo que esse “é um aspeto que falta no nosso país”.

Sublinhando que a Guiné-Bissau tem “muito para dar”, lançou o repto aos empresários aguedenses para que se desloquem ao país para “constatarem in loco as possibilidades de negócios” e “fazerem prospeção de mercado”, deixando antever “contrapartidas fiscais” para quem investir no país.

O ministro convidou ainda o Presidente da Câmara de Águeda para visitar igualmente Guiné-Bissau e desenvolver um acordo de parceria “nos domínios que entender”, porque “Bissau precisa de parceiros”, justificou.

Jorge Almeida lembrou que o Município de Águeda tem com uma geminação com a cidade de Bissau há mais de duas décadas e que tem desenvolvido, muito recentemente, um trabalho de parceria com uma Organização Não Governamental e numa articulação muito próxima com o Hospital de S. João, no Porto, para “criar condições para a evacuação de crianças doentes que não têm solução médico-cirúrgica na Guiné-Bissau”. Um projeto “por um bem maior” que conta com o apoio da Câmara de Águeda e que a Autarquia tem acompanhado muito de perto.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

A Rob Salinger Band encerra, esta sexta-feira, 16 de setembro, pelas 22h, na Praça da Juventude, em Anadia, a edição 2022 de “Às Sextas na Praça”, ciclo de espetáculos promovido pelo Município de Anadia.

A Rob Salinger Band é um projeto bairradino que nasceu pelas mãos de Fernando Amaral Gomes e Rob Cartaxo, contando ainda com Reinaldo Costa, Alexandre José e Joel Maia. Rock’n’Roll, Country, Blues e clássicos de grandes artistas são alguns dos sons que irão animar a noite na Praça da Juventude.

 “Às Sextas na Praça” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Anadia, que leva a música à Praça da Juventude, no centro da cidade, nas noites de sexta-feira, com entrada gratuita. Este projeto de dinamização cultural tem como objetivo contribuir para a animação de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a sociabilização ao ar livre.

A edição deste ano contou com a participação dos grupos Orquestra Desigual da Bairrada, “Síndrome B”, “Meninos na Sacristia”, “Os Sabugueiros”, “Four2One”, Robs Angels, grupo Incantus, Carolina Pessoa, Grupo Rais, Manuel Flores, The Founders e Ana Teresa Almeida.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Realizou-se nos dias 04 e 05 de setembro nos courts de piso rápido do Dão Nelas Ténis Clube, o torneio oficial do calendário da Federação Portuguesa de Ténis, prova de nível B, destinada ao grupo de veteranos no escalão de + 50 anos, com a participação de jogadores do Porto, Aveiro, Viseu, Anadia e Coimbra.

Os Anadienses Carlos Neves e António Carrinho, que representam o Grupo Desportivo de Cultural da CIRES (Estarreja) cabeças de série nº2, venceram a final da prova de pares, frente à dupla constituída pelo portista Francisco Leitão do Law Tennis Clube da Foz e o Aguedense Bento Queiroz do Clube de Tenis de Espinho, cabeças de série nº 1, em três partidas com os parciais de 2-6, 6-4 e (10-5), no super tie break, ao fim de 2h15m de jogo.

Na meia final, a dupla anadiense venceu a equipa Alcino Melo (Viseu Royal Ténis Clube) e Serafim Gomes (Ténis Clube de Viseu), em dois sets com os parciais de 6-1 e 6-2.

Na prova de singulares, António Carrinho atingiu a meia final, tendo sido afastado pelo vencedor desta prova, o Portista Francisco Leitão, cabeça de série nº1 e número 5 do ranking nacional, com um duplo 6-4.

De referir que o finalista derrotado da prova de singulares foi o Sangalhense Fernando Jorge Gonçalves, cabeça de série nº2 e número 13 do mesmo ranking, que perdeu na final frente a Francisco Leitão, com os parciais de 7-5 e 6-3.

Na meia final, Fernando Gonçalves venceu o Conimbricense Paulo Amado, cabeça de série nº 3 e número 26 do ranking, em dois sets com os parciais de 6-0 e 6-4.

0 comment
0 FacebookTwitterPinterestEmail

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais