Mais de 9 mil pessoas participaram na IX Caminhada Solidária Noturna de Oliveira do Bairro, naquela que foi a mais concorrida edição de sempre. A atividade, promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, realizou-se no passado sábado, 20 de setembro, no âmbito da iniciativa Mix&Move, que celebra a Semana Europeia da Mobilidade.
A receita angariada com a venda dos kits de participação, entregue diretamente aos bombeiros locais, foi de cerca de 26 mil euros, segundo uma fonte da associação, que serão utilizados para financiar a aquisição de uma ambulância de socorro.
De acordo com Duarte Novo, líder da autarquia de Oliveira do Bairro, a caminhada contou com “participantes de 49 concelhos, de 12 distritos diferentes, para além de pessoas que vieram da Suíça e da França”.
Sobre a contagem dos participantes, o autarca explicou que “o número foi-nos transmitido pelo Coordenador da Proteção Civil do município, baseado em cálculos utilizados universalmente, que têm em conta a área ocupada pela massa humana que se estendeu ao longo da Alameda da Cidade”.
Susana Martins, Vereadora responsável pelo evento, fez questão de agradecer “a todas as instituições, entidades e associações que colaboraram com a Câmara Municipal, bem como a todos os moradores, e foram muitos, que nos cederam espaço, eletricidade e toda a logística para conseguirmos implementar as animações e as estruturas de forma a garantir a segurança e a melhor experiência possível aos participantes”.
A ideia continua a ser simples: uma caminhada por ruas com a iluminação desligada, em que os participantes levam uma t-shirt, um balão luminoso e vários adereços néon, que integram o kit de participação, proporcionando uma atmosfera cromática de belo efeito. Pelo meio, três camiões com DJ e animadores para “puxarem” pelos caminhantes, fazendo das ruas da cidade uma autêntica festa.
As animações-surpresa vão acontecendo ao longo do percurso. Nesta edição voltaram os malabaristas e cuspidores de fogo, acrobatas, dançarinas e músicos de samba, para além de fogo de artifício, lançamento de confettis e o já tradicional e sempre muito divertido banho de espuma, junto ao Quartel dos Bombeiros, um dos momentos mais aguardados pelos participantes, nomeadamente pelos mais novos.
Uma das grandes surpresas deste ano foi a passagem por um portal oculto, iluminado por luz negra (UV). Ao longo do percurso, os participantes eram, mais ou menos discretamente, borrifados com uma substância invisível e impercetível. Só ao atravessarem o portal é que o mistério se revelava: de repente, surgia um brilho fluorescente intenso nos corpos, criando um efeito simultaneamente insólito e divertido, que arrancou gargalhadas contagiantes a todos os que por lá passaram.
A caminhada terminou na Praça do Município, junto ao edifício da Câmara Municipal, onde estavam à espera, no palco da Festa da Juventude, os DJ e animadores Cromos da Noite, que deram continuidade à festa, com música para todos os gostos.
A Caminhada Solidária Noturna integrou o programa do Mix&Move Oliveira do Bairro, realizado entre 19 e 21 de setembro, que celebra anualmente a Semana Europeia da Mobilidade.
A edição deste ano incluiu mais atividades, como a Festa da Juventude, que contou com os Hybrid Theory, Cromos da Noite e vários DJ, as atividades incluídas no Dia Europeu Sem Carros, nomeadamente torneios de malha e sueca, demonstrações de modalidades desportivas e de atividades físicas de associações e ginásios do concelho, insufláveis, jogos de madeira e animação para crianças. A iniciativa contou ainda com a chegada e partida de etapas do Grande Prémio Anicolor em ciclismo e ainda, no dia de domingo, uma atividade de cicloturismo e uma corrida de carrinhos de rolamentos.
De salientar ainda as decorações feita pelas IPSS do concelho nas ruas da cidade, que foram bastante apreciadas pelos milhares de pessoas que passaram por Oliveira do Bairro ao longo dos últimos dias.