Exposição em Águeda exibe bicicletas com muita(s) história(s) até amanhã

“Bicicletas com Histórias – Profissões de Antigamente” é uma exposição está patente no Centro de Artes de Águeda, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros, que foi inaugurada no passado dia 16 de setembro e está patente ao público até dia 25 de setembro.

“Convidamos a população a visitar esta exposição única que proporciona uma autêntica viagem no tempo, exibindo bicicletas que contam histórias de vida, de pessoas e profissões; é uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história do setor das duas rodas, referência no nosso concelho e região”, disse Edson Santos, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

De facto, a bicicleta é um ícone e elemento identificativo da cidade de Águeda, fazendo parte da história do nosso território, que vai ser “contada” numa exposição a não perder, onde constam bicicletas que foram usadas nas artes e ofícios de antigamente, como as bicicletas de amolador, de carteiro, de leiteira ou de sapateiro, entre muitas outras.

Esta viagem interpretativa pela história das bicicletas conta com acervo expositivo da Associação Relíquias da Bairrada e arquivo familiar de André Caetano, entre as quais se contam uma bicicleta de competição e duas MACAL com mais de cem anos de história.

Refira-se que esta exposição integra o programa da Semana Europeia da Mobilidade, que pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/pages/1611, e que conta com várias iniciativas, como workshops, a iniciativa “Bicicleta: a tua energia” (em que a população pode pedalar em bicicletas geradoras de energia) e o Águeda Gravel Race (25 de setembro).

De salientar que, no dia 25 de setembro, a Avenida Eugénio Ribeiro, a Rua Dr. Adolfo Portela e a Rua Bombeiros Voluntários estarão encerradas ao trânsito durante todo o dia, até às 18 horas, para receber diversas atividades lúdicas e desportivas, como cycling, insufláveis, gincanas de bicicletas, entre outras.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais