IPO de Coimbra recebe projeto inovador de promoção da Saúde através da Música

O IPO de Coimbra, a Direção Regional de Cultura do Centro e a Orquestra Sem Fronteiras assinaram no dia 12 de dezembro de 2022, um protocolo de parceria no âmbito do projeto artístico A MÚSICA NO LUGAR CERTO, projeto inovador que interliga a arte e a promoção da saúde, visibilizando o poder terapêutico da música.

Assinaram o protocolo Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, Maria Margarida Torres de Ornelas, Presidente do Conselho de administração do IPO Coimbra, Martim Sousa Tavares, Maestro e Presidente da Direção da Orquestra Sem Fronteiras.

A arte é um meio privilegiado para comunicar e transmitir emoções. O estudo desenvolvido pelo Gabinete Regional da Organização Mundial de Saúde para a Europa indica que a inclusão das artes na prestação de cuidados de saúde tem demonstrado apoiar resultados clínicos positivos para os diversos intervenientes incluindo doentes, profissionais de saúde, famílias e a comunidade em geral. A investigação mostrou que a utilização de meios artísticos nos cuidados de saúde e nas comunidades pode ter uma variedade de benefícios para a saúde, uma vez que a fruição artística promove um bem-estar integrado individual e estimula o combate físico e emocional à doença.

Neste contexto, tendo por objetivo estimular o bem-estar físico e emocional dos utentes e equipas técnicas da unidade de cancro da mama do IPO Coimbra e promover benefícios terapêuticos através da arte, durante o primeiro semestre de 2023 e com a curadoria da Orquestra Sem Fronteiras, serão realizados seis concertos de música de câmara em espaços do serviço de cancro da mama do IPO Coimbra. Os concertos serão seguidos de momentos de mediação cultural estimulando a interação do público com o processo criativo e artístico.

O registo fotográfico e o discurso da Presidente do IPO de Coimbra, podem ser acedidos AQUI.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais