Estão já em fase de conclusão os trabalhos relativos à execução do arruamento que liga o Centro Escolar de Ançã ao Bairro de São José, nas proximidades da atual sede da Junta de Freguesia.
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, esteve no local a 17 de abril, acompanhada do vice-presidente Pedro Cardoso e do presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Cardoso.
Adjudicada à empresa Omnimira – Construções, Lda., por 141.069 euros, esta empreitada surge da necessidade de criar um meio de ligação viária e pedonal entre o estabelecimento de ensino e o loteamento referido, de modo a permitir uma maior fluidez na circulação de viaturas e o acesso ou evacuação pedonal dos utilizadores do Centro Escolar, sobretudo nas horas de entrada e saída dos alunos.
O novo acesso permitirá também aos residentes daquela zona da vila um acesso rápido ao centro do aglomerado habitacional, Centro Escolar e cemitério da vila.
Para tanto, foram também construídos passeios paralelos ao arruamento, criando espaços de circulação protegidos e com segurança para peões, e na zona mais ampla do espaço entre o arruamento e muro de suporte foi criada uma área de lazer, com árvores em caldeiras e bancos de jardim.
O acesso ao estaleiro da Junta de Freguesia de Ançã foi executado no mesmo moldes do arruamento anteriormente referido, sem passeio laterais e de algum pendente, localizando-se entremuros e criando a divisória entre o cemitério e o acesso aos dois pontos da vila – Cento Escolar e loteamento do Bairro de S. José.
Quanto ao parqueamento automóvel, foi efetuado em vários espaços paralelos aos muros do Centro Escolar, criados de modo a satisfazer o meio onde se insere.