Findo o ano de 2022, é um bom momento de fazer um balanço do que foi a actividade política do PS Anadia. Ao nível da CM, houve 27 reuniões e das 452 propostas do executivo MIAP, trazidas a reunião de CM onde o PS esteve, 96,5% (436) foram votadas favoravelmente, sendo nas restantes 16 utilizado a abstenção ou o voto contra em matérias como o Orçamento, aumento do tarifário da água, projecto de biorresíduos, despesas com a Feira da Vinha e do Vinho, por exemplo. Os votos contra ou de abstenção são sempre justificados com uma declaração de voto e na prática prendem-se com divergências políticas fundamentais (por exemplo na votação do Orçamento) ou com a oportunidade de determinada decisão
Não pode pois o executivo MIAP queixar-se sobre a postura construtiva da oposição que o PS tem feito: no que faz sentido votar favoravelmente, o PS tem acompanhado o MIAP. As divergências maiores não estão, aliás, no que vem a reunião de CM, mas antes no que não vem!
Por outro lado, o PS interveio em todas as reuniões (cerca de 80 intervenções) com pedidos de esclarecimentos, informações, alertas, reclamações de munícipes e diversas sugestões nos mais variados temas: desde a educação ao desporto;a acção social às freguesias;a segurança rodoviária à mobilidade;a manutenção dos parques verdes e infantis e espaço público (estradas, passeios, etc) à cultura;o comércio à habitação;o bem estar animal à preservação do património;a água à qualidade dos serviços públicos;os mercados aos cemitérios;a saúde ao ambiente.
Foi pois uma oposição atenta, firme, fiscalizadora e abrangente em matérias de importância fulcral para a qualidade de vida dos Anadienses.
O PS fez ainda uma oposição responsável e solidária em matérias que o executivo MIAP entendeu serem relevantes – por exemplo admitindo que fossem adiadas determinadas delegações de competências.
Em suma, o Partido Socialista de Anadia em 2022 colocou na agenda política temas que hoje continuam sem resposta: a habitação, os apoios ao comércio local, a importância de reforçar os apoios sociais quer aos cidadãos mais necessitados quer às IPSS que nesta área desenvolvem as suas actividades;a importância de manter em adequado estado de conservação o espaço público (jardins, parques infantis,etc);a importância de, por uma vez, investir na gestão da água por forma a reduzir substancialmente as perdas que são superiores a 50%, bem como garantir condições de fornecimento com qualidade e em segurança; importância de reforçar os apoios às associações culturais e desportivas que formam e ocupam centenas de jovens no nosso concelho e precisam de mais meios: mais campos, mais transporte, melhores infraestruturas, mais promoção; importância de apoiar a educação corrigindo situações que existem nalgumas escolas (CE de Arcos, Escola de Vilarinho), etc., etc..Em 2022 o maior erro do executivo MIAP foi a obra, que decorre à “socapa”, de descaracterização do património que é o Monte Crasto e que consumirá mais de 1,5 milhões de euros, os mesmos euros que depois escasseiam por exemplo para as Freguesias…
A maior prova de incapacidade do Poder Político de Anadia, e a maior mancha no seu currículo, este ano que findou, foi o gravíssimo problema da água canalizada absolutamente imprópria para consumo, que ainda hoje ninguém sabe porque ocorreu ou se voltará a ocorrer!
Mas 2022 foi também o ano do desconfinamento, do regressar às festas, feiras e festivais que caracterizam a gestão MIAP… Mais de 500.000 € para esta forma de fazer política, e menos do que isto para acção social ou para desporto.
Para o PS de Anadia, as pessoas e o seu bem-estar estarão sempre em primeiro lugar. Assim nos batemos, de forma intensa e construtiva, durante 2022. Venha o 2023! Bom ano para todos os anadienses.
PS Anadia
09-Jan-2023
Nota: o texto está escrito de acordo com o antigo acordo ortográfico por opção do autor.