Os riscos das manchas solares na pele que são muito comuns no verão

As manchas solares por norma acontecem depois de uma longa exposição ao sol. São também conhecidas como lentigos solares. Se não forem tratadas, na pior das hipóteses, podem resultar em cancro e na necessidade de cirurgia. Ainda assim, existem formas de as prevenir e tratar.

Acabam por não ser tão preocupantes na maioria dos casos como as queimaduras solares. Ainda assim, se ficar com manchas acastanhadas na pele, o melhor é vigiar ou até consultar um dermatologista.

Se reparar que sangra destas manchas ou se a cor muda para um tom mais escuro ao longo dos dias, são alguns sinais de alerta. Uma das formas mais eficazes de prevenção é o uso de proteção solar, já que são causados pela exposição prolongada aos raios ultravioleta.

Ainda assim, nem é apenas o sol que as pode causar. Muitas vezes surgem devido ao stress ou como reação a uma alteração do metabolismo. O rosto, as mãos, os ombros e os braços são algumas das zona do corpo onde mais aparecem.

Por norma, estas manchas desaparecem com o tempo, apenas com algum creme hidratante. Em alguns casos, a recomendação passa por tratamento a lazer, de luz pulsada, ou crioterapia, com frio. No caso de a lesão ser maligna, que pode acontecer, a recomendação é a cirurgia.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais