Já se iniciaram os trabalhos de Reabilitação da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, após a obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas e da assinatura do auto de consignação da empreitada.
De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, o investimento neste projeto é “superior a 4,8 milhões de euros, tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e um prazo de execução de 16 meses”.
O autarca revelou que estão já a ser colocadas as vedações e as instalações provisórias, onde passarão a ser lecionadas as aulas, durante a intervenção no edifício. A mudança será feita “já durante o próximo mês de janeiro, sendo comunicada antecipadamente e em tempo oportuno à comunidade escolar”, acrescentou o autarca.
A intervenção na Escola Secundária de Oliveira do Bairro visa a reabilitação dos dois edifícios escolares e a reconstrução do edifício de ligação entre ambos, permitindo dotar o complexo escolar de melhores condições de qualidade e de conforto assim como de acessibilidades, priorizando-se igualmente as questões da eficiência energética. De referir que, no espaço a reabilitar, será executada uma sala específica para Educação Inclusiva, dando assim também resposta aos jovens com multideficiência.
Ao nível da envolvente exterior, será feita a reabilitação dos pavimentos existentes e a criação de algumas zonas de lazer, com implementação de espaços verdes e mobiliário urbano.
A ESOB é um dos 11 estabelecimentos de ensino que integram o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e foi construído na década de sessenta. Conta atualmente com cerca de 500 alunos, do ensino secundário e profissional e um quadro de pessoal docente e não docente que supera a meia centena de pessoas.
A sua área de influência ultrapassa os limites do território municipal, estendendo-se aos concelhos limítrofes.
A Escola Secundária de Oliveira do Bairro, anteriormente denominada Colégio do Infante, sofreu várias alterações ao longo dos últimos 60 anos, no sentido de dar resposta às diferentes e constantes necessidades educativas, carecendo, ainda assim, de intervenções que resolvam as várias patologias e desgaste natural, que se vão agravando com o passar do tempo.