Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Pedro Abrunhosa, Xutos & Pontapés e Tony Carreira são 5 dos artistas que integram o cartaz musical da 32.ª edição da Expofacic, que decorre em Cantanhede entre 25 de julho e 4 de agosto. A estes nomes junta-se o do locutor e humorista Fernando Alvim.
O anúncio foi feito na última sexta-feira, 1 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feira nacional do setor, e na qual o Município de Cantanhede participou em parceria com a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra. A sessão contou com a presença de Fernando Alvim, que apelou a uma visita ao certame, do qual se declarou um admirador confesso.
Na ocasião, foi também revelada uma campanha com vista à criação de um espaço de memórias daquela que é considerada a maior feira-festa do país e na qual a população do concelho desempenhará um papel ativo.
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, acredita que a Expofacic de 2024 proporcionará, mais uma vez, 11 dias inesquecíveis, só possível mercê da dedicação de “uma equipa empenhada e dedicada, que abraça este desafio com um notável entusiasmo. Dentro de um rigor orçamental do qual não abdicamos, tentamos definir um cartaz musical eclético, que agrade aos mais novos e aos mais velhos“, justificou.
Além dos grandes concertos, “que são de facto determinantes na crescente atratividade que o evento desperta”, a autarca destacou a importância das outras valências da Expofacic, “como a feira de atividades económicas, a gastronomia e as exposições temáticas”.
“A Expofacic conta com 500 espaços expositivos, onde as empresas podem estabelecer um contacto mais próximo com os clientes, mas também o movimento associativo tem a oportunidade de dinamizar as mais de quatro dezenas de tasquinhas“, detalhou.
Sobre a presença do Município de Cantanhede na BTL, Helena Teodósio agradeceu a colaboração dos agentes económicos do setor – a restauração a hotelaria e as empresas de produção de vinhos vocacionadas para o enoturismo –, no âmbito de uma parceria que tem vindo a ser “cada vez mais efetiva”.
“Sendo o mais relevante e popular evento de Cantanhede, a Expofacic quer continuar a crescer cultural, social e economicamente, mas também imprimir uma dinâmica de riqueza e emprego“, considerou, adiantando que “uma das mais maiores virtudes da Expofacic, ao longo dos anos, tem sido o sentimento de pertença que desperta junto da comunidade“.
Depois de anunciar os primeiros 6 nomes da 32.ª Expofacic, Pedro Cardoso, mostrou-se convicto de que, entre 25 de julho e 4 de agosto, todos os caminhos vão dar à Expofacic, evento que conta anualmente com mais de 400 mil visitantes, “um número 11 vezes maior que a população do concelho, o que espelha bem o impacto que tem não apenas no Município, mas também na região Centro“.
A presença de Cantanhede na BTL ficou também marcada pela apresentação do Festival Internacional de Dixieland, que se realiza a 1 e 2 de junho, e que este ano conta com quatro bandas nacionais e uma internacional: Dixies Gringos com Chuck Wansley, Xaral’s Dixie, Jabardixie Jazz Band, Camissas Negras, e os Strombi Jazz Band, de Espanha.
Os Dixie Gringos levaram, de resto, um aperitivo do que será o evento, no stand da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.
Nos dois dias do Dixieland realizam-se cerca de 20 concertos diurnos, descentralizados pelo concelho, culminando o programa com a realização de uma street parade.
A promoção turística de Cantanhede na BTL contou também com a apresentação de dois novos vídeos promocionais e um momento de degustação de produtos locais. As entidades que cooperaram com a Câmara Municipal nessa ação foram a Junta de Freguesia de Ançã, a ETPC – Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, a Adega de Cantanhede e outras empresas do setor dos vinhos, designadamente a Quinta de Baixo, a Idálio Estanislau Wines, a Quinta do Pingão e a Quinta do Vale D’Igreja.