Entendimento político viabiliza Junta em Tamengos, Aguim e Óis do Bairro

Realizou-se na segunda-feira, 27 de outubro, a cerimónia de tomada de posse dos novos membros da Assembleia e do Executivo da União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, no concelho de Anadia. O ato ficou marcado pelo entendimento entre as forças políticas Anadia Primeiro (PPD/PSD.CDS-PP) e Chega, que assumem responsabilidades em ambos os órgãos autárquicos, garantindo assim a viabilização do novo Executivo.

Na sessão, a presidente da Assembleia cessante, Filomena Morais, agradeceu a todos os que colaboraram ao longo do seu mandato, destacando o papel da Assembleia enquanto órgão fiscalizador. “O poder local é a base da democracia e foi uma honra e um privilégio ter estado a trabalhar para esta freguesia”, afirmou, dando por encerrado o seu mandato.

O novo Executivo da Junta de Freguesia é composto por Eliziário Camelo (Anadia Primeiro PSD/CDS) como presidente, Anabela Monteiro (Anadia Primeiro PSD/CDS) como secretária e Américo Simões (Chega) como tesoureiro — uma composição que reflete o acordo entre as duas forças políticas. Já a Mesa da Assembleia de Freguesia é presidida por Alexandre Lima (Anadia Primeiro PSD/CDS), tendo como primeira secretária Rosa Simões (Anadia Primeiro PSD/CDS) e como segundo secretário Paulo Sampaio (Chega).

Na sua intervenção, Alexandre Lima agradeceu a confiança dos eleitores e apelou à participação da população na vida da freguesia. “Quero agradecer a todos os fregueses e a toda a comunidade. O objetivo é desempenhar este papel com lealdade e humildade e conto com todo o povo. Que as assembleias estejam sempre assim cheias de pessoas. Convido todos a que nos ajudem a cumprir o mandato com rigor e que todos possamos ajudar, porque só assim temos um bom resultado”, referiu.

Também o novo presidente da Junta, Eliziário Camelo, sublinhou o compromisso com o serviço público e o trabalho conjunto em prol da comunidade. “Quero agradecer a quem elegeu a minha equipa. O objetivo sempre foi trabalhar em prol da União das Freguesias. Agradeço também à minha família pelo apoio — que espero que compreendam a minha maior ausência daqui para a frente — e ao presidente do executivo cessante, pelo apoio que me deu e que se mostrou disponível para continuar a dar”, afirmou.

Nas eleições autárquicas de 2021, a coligação PPD/PSD.CDS-PP venceu com 40,48% dos votos (693 votos), elegendo quatro mandatos. O Partido Socialista obteve 31,37% (537 votos), garantindo três mandatos, e o Chega conquistou 21,90% (375 votos), elegendo dois representantes. O PCP-PEV registou 1,05% (18 votos), havendo ainda 56 votos em branco (3,27%) e 33 nulos (1,93%). A taxa de participação foi de 58,39%, com 1.712 votantes num universo de 2.932 eleitores inscritos.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais