Cerca de três dezenas de alunos reuniram-se no Salão Nobre do Município de Cantanhede para apresentar e discutir ideias que vão culminar com a criação de um projeto que será implementado na Praia da Tocha, no âmbito da iniciativa “Guardiões da Areia”, promovida pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais.
Enquadrado no tema de 2024 do programa Bandeira Azul “O Mar Precisa de Líderes – A tua praia é a tua causa”, o objetivo é envolver os jovens enquanto promotores e líderes de ações de conservação da natureza e dos recursos naturais.
O programa Bandeira Azul procura sensibilizar a sociedade para as questões do ambiente, em particular assuntos relacionados com o mar, nomeadamente no que respeita ao desperdício, à importância da redução do plástico, da proteção dos ecossistemas marinhos e a proteção das dunas e da praia, enquanto espaço público.
“O presente pertence a todos nós. O futuro é igualmente nosso, de vocês e das gerações que estão por vir. Ninguém melhor do que pessoas da vossa idade e com a vossa sensibilidade para estarem sempre atentas tanto às coisas que não são feitas corretamente quanto às que são, e que devem ser cada vez mais incentivadas. A questão ambiental é um tema que está na ordem do dia. É crucial que todos nos preocupemos com o que desejamos para o nosso planeta. Neste caso específico, começámos cuidando da Praia da Tocha”, disse hoje a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, que esteve a ouvir atentamente as sugestões dos mais jovens.
Helena Teodósio aproveitou a ocasião para enaltecer o desafio lançado e a forma como os agrupamentos de escolas se envolveram e empenharam neste trabalho.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, sublinhou a importância destes projetos que oferecem uma experiência prática de cidadania ativa, demonstrando que a educação vai para além das aulas, tendo os diversos projetos educativos um papel também muito importante para a formação integral dos alunos.
Recorde-se que, no passado dia 08 de maio realizou-se a primeira conferência de líderes no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Tocha, onde os alunos estiveram também a discutir ideias.
Estas conferências visam estimular o gosto pela participação cívica, incentivar a reflexão e promover o debate democrático, estimulando o respeito pela diversidade de opiniões, sempre com foco no objetivo principal que é sensibilizar os jovens para a importância da conservação da biodiversidade dunar e aquática.