O vereador eleito pelo Partido Socialista, em 2021, à Câmara Municipal de Anadia anunciou nas suas redes sociais, no passado dia 24 de fevereiro, a renúncia ao mandado de vereador. Explica ainda que o faz por razões políticas. Recorde-se que o partido comunicou no passado dia 23 que seria Ana Matias a candidata às próximas autárquicas.
André Henriques diz ainda que foi abordado pelo presidente da concelhia anadiense do PS em agosto de 2024 sobre a possibilidade de ser candidato novamente à Câmara de Anadia e que a conclusão foi que teria que ser uma decisão tomada de forma coletiva.
O agora antigo vereador aponta ainda que o facto de ter apoiado Jorge Sequeira, em setembro do ano passado, para as Federação Distrital do PS (eleições que viria a perder) terá mudado o cenário em Anadia.
O anadiense defende ainda que acredita na democracia representativa e participada e que devia ser obrigatório um plenário prévio à escolha dos cabeças de lista, de forma a que exista uma participação coletiva e que reforce a legitimidade dos candidatos.
André Henriques deixa ainda um pouco do seu percurso nos 30 anos de Partido Socialista, enumerando que passou pelas listas da Junta de Freguesia de Arcos, Assembleia Municipal de Anadia, integração das listas às legislativas pelo distrito de Aveiro, secretariado da Federação Distrital do PS e, por último, o lugar como vereador da autarquia.