Associação fotografARTE promove primeira edição PHOTOfest Cantanhede

Está já a decorrer até ao próximo dia 25 de setembro, o período de entrega de fotografias concorrentes ao PHOTOfest, iniciativa que visa consciencializar e sensibilizar a população para a defesa e valorização do património natural, através da promoção da defesa do ambiente e a sustentabilidade.

Com a organização a cargo da Associação fotografARTE, a primeira edição do festival que irá decorrer de 14 a 16 de outubro conta com o apoio do Município de Cantanhede e pretende valorizar a fotografia como forma expressão, aliada com outras artes com quem se relaciona, aproveitando para distinguir práticas fotográficas, gerando oportunidades de experimentar e explorar formas alternativas à fotografia.

A PHOTOfest Cantanhede prevê a realização de um concurso de fotografia sob tema Terra Sustentável?! em que cada participante poderá submeter no máximo três (3) fotografias dos seguintes temas, até o máximo de nove (9) fotografias por autor: Fotografia de natureza (sem elemento humano); Interação humana na natureza; Boas práticas ambientais e sustentabilidade.

Nos termos do regulamento recentemente anunciado pela entidade organizadora, o vencedor do concurso será contemplado com uma verba pecuniária de 500 euros, prevendo ainda a atribuição de 250 euros ao segundo classificado e 150 euros à imagem classificada na terceira posição. Com inscrição gratuita, o concurso é aberto a todas as pessoas maiores de 16 anos, profissionais ou amadores, independentemente da sua nacionalidade desde que residentes em Portugal.

As imagens devem ser enviadas em suporte digital, por Wetransfer até às 23h59 do dia 25 de setembro, para o e-mail concurso@photofestcantanhede.pt,  utilizando o formato de imagem JPG/JPEG na dimensão e qualidade máxima, sem assinatura de autor, marcas de água ou molduras. Os participantes comprometem-se a ceder à entidade organizadora o direito de expor, publicar ou reproduzir parte ou a totalidade dos trabalhos, no âmbito do PHOTOfest Cantanhede e salvaguardando sempre a indicação do autor, conforme o Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos.

Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantem a sua autoria e assumem toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a Direitos de Autor e Direitos Conexos.

O júri será constituído por quatro elementos, designadamente o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso ou uma pessoa por si indicada, António Luís Campos, fotógrafo na Revista National Geographic Portugal, Manuel Malva fotógrafo de natureza, co-fundador e presidente da Milvoz – Associação de Proteção e Conservação da Natureza e Pedro Castro, representante da Inova – Empresa Municipal, que apoia o concurso.

O regulamento pode se consultado em https://photofestcantanhede.pt/concurso.html.

No âmbito do PHOTOfest Cantanhede serão selecionadas até 40 fotos que estarão em exposição no Parque de São Mateus, em Cantanhede, a partir de 14 de outubro.

A Associação fotografARTE pretende assim fomentar a participação de todos os interessados, dinamizando visitas ao Mercado de Artes – onde podem ser vendidas fotografias, fotolivros, fotozines, material fotográfico usado, ilustração, desenho, pintura, etc. -, quatro exposições, três workshops, muita conversa e convívio com fotógrafos de referência.

A sessão de abertura está agendada para dia 14 de outubro, com a realização de um foto-concerto, no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, com fotografias acompanhadas de música com Vítor Saudade, Messias Simões e Inês Vale.

O festival integra também uma exposição intulada “Best Expofacic”, com fotografias que foram realizadas pelo público durante o certame que decorreu entre 28 de julho e 7 de agosto.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais