A Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro celebrou o seu 24.º aniversário com uma programação especial para crianças e seniores, que envolveu cerca de 150 participantes, entre os dias 16 e 19 de outubro. O projeto Leitura Sénior, que apresentou a sessão “Dominó de Provérbios”, foi a primeira atividade a realizar-se, tendo contado com a presença de utentes do Centro de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.
Este projeto, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, pretende, essencialmente, promover o livro e os Polos de Leitura distribuídos pelo concelho junto dos mais idosos, bem como valorizar as suas histórias de vida, dando-lhes espaço e voz, ao mesmo tempo que é promovida a estimulação cognitiva a partir da leitura.
Ainda para o público sénior, o programa contou também com a atividade “Contar-nos – Sessão de Contos Tradicionais”, dinamizada pela atriz, encenadora e contadora de histórias Maria João Miguel, que levou à biblioteca oliveirense seniores do Centro Social de Oiã, AMPER e Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.
Os últimos dois dias foram totalmente dedicados às crianças, com as atividades “Histórias ao Luar – Histórias de Sonho”, da psicóloga educacional, atriz e contadora de histórias, Sofia Vieira, e uma nova sessão do projeto ContArtYoga, intitulada “O leão que temos cá dentro”, desenvolvida pela professora e escritora Carla Moreira.
Outra atividade que esta biblioteca municipal se encontra a promover é o “Concurso de Leitura em Voz Alta – Ouvir ler… Que prazer!”, dirigido a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) e do Instituto Profissional da Bairrada (IPB).
Sobre a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro
A Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro iniciou a sua atividade em outubro de 2000, tendo vindo a desempenhar um papel fundamental na difusão da cultura no concelho.
É um espaço vivo e dinâmico de encontro com o livro e a leitura, um serviço público que disponibiliza o acesso à informação e ao conhecimento, promovendo um leque variado de recursos e serviços, de modo a satisfazer as necessidades dos munícipes, no domínio da educação formal e informal, da informação, da recreação e do lazer, contribuindo assim, para a dinamização cultural e a melhoria da qualidade de vida no concelho.
Detentora de um vasto acervo documental e com um espaço moderno e acolhedor, do qual fazem parte uma sala polivalente e uma sala de exposições, este equipamento cultural coloca ao dispor dos seus visitantes os serviços de empréstimo domiciliário, leitura de presença/consulta local e acesso a computadores e internet, para além de apoio e orientação bibliográfica, reprografia, animação (Hora do Conto) e Livraria Municipal, entre outros.