Cerca de dois mil ninhos de vespa asiática eliminados nos últimos quatro anos em Anadia

O Município de Anadia eliminou no ano passado 465 ninhos de Vespa Velutina, vulgarmente conhecida por Vespa Asiática, em vários pontos do concelho. As freguesias com mais ninhos intervencionados foram Sangalhos, Arcos e Mogofores, e Vilarinho do Bairro.

Recorde-se que os primeiros ninhos de Vespa começaram a ser detetados no Município de Anadia, em 2016. Nos últimos quatro anos foram eliminados, pelos serviços municipais, cerca de dois mil ninhos. Em 2019 (586), 2020 (353), 2021 (515) e 2022 (465).

De referir que, no concelho de Anadia, a inativação de ninhos de vespa asiática é feita exclusivamente por uma equipa especializada da Câmara Municipal de Anadia. Após a intervenção de cada ninho é colocada uma fita para sinalização da ocorrência.

Os avistamentos de ninhos de vespa asiática devem ser reportados aos serviços municipais, através do 231 510 730, em dias úteis e durante o horário de funcionamento da Câmara Municipal. Estas comunicações poderão ainda ser realizadas, através da Linha Anadia Segura (808 231 112), disponível 24 horas por dia, ou, em alternativa, no portal StopVespa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Apela-se à população que não deve mexer nos ninhos e, de forma alguma, tentar inativá-los por meios próprios.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais