Ciclo de cinema em Cantanhede regressa formato de cine-concerto

A última edição das “4ª Clássicas”, em Cantanhede, decorreu em formato cine-concerto, com a projeção de “O Gabinete do Dr. Caligari”, filme realizado por Robert Wiene em 1920, e suporte musical dos músicos João Toscano, Vasco Faim, Gabriel Salvador e Sylvain Barreto, coadjuvados por Rodrigo Pereira e Rafael Silva no controlo de som.

Perante o numeroso público presente no Centro Social e Paroquial S. Pedro, o quarteto interpretou a banda sonora que desenvolveu propositadamente para o efeito, uma abordagem mais uma vez inteiramente ganha no âmbito dos ciclos de cinema organizados pela Associação fotografARTE, em parceria com o Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede se encontra na Lúcia Lima Associação Cultural) e o Município de Cantanhede.

Conforme referiu Vasco Espinhal Otero, coordenador das “4.as Clássicas”, “os cine-concertos são uma experiência muito estimulante que a organização quer repetir sempre que possível, particularmente com filmes da época do cinema mudo, como “O Gabinete do Dr. Caligari”, cuja projeção foi precedida de uma preleção crítica a cargo de Luís Miguel Pato.

Iniciadas em janeiro de 2016, as “4.as Clássicas” em Cantanhede consistem na projeção de um filme na primeira quarta-feira de cada mês, sempre com uma apresentação prévia, e contam com o apoio da Unidade Pastoral de Cantanhede, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Cinemusicorium.

Entretanto, desde 2019, o programa dedicado à divulgação de cinematografias de diferentes épocas e origens foi alargado aos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro, no sentido de expandir o impacto cultural da iniciativa a toda a Bairrada, que de resto é o território de intervenção da principal entidade promotora, o Cineclub Bairrada.

Os cine-concertos do Cineclub Bairrada podem ser visualizados na página “4ªs Clássica” no canal Youtube, com o registo do som das bandas sonoras a acompanhar todos os filmes que se encontram em domínio público. Muitos dos cine-concertos que aqui estreiam seguem depois em digressão, pretendendo esta associação assumir-se como referência nacional e internacional nesta forma de expressão artística.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais