A próxima sessão das “IV Clássicas” em Cantanhede será no dia 5 de junho, pelas 21h, no Parque Verde S. Mateus numa sessão ao ar livre, numa organização do Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural em parceira com o Município de Cantanhede. Será apresentado o cine-concerto da longa-metragem “Marinheiro de Encomenda” (1928) realizada por Buster Keaton, com a estreia da banda sonora adaptada pelo trio de músicos formado por Thomas Fresco, Francisco Freire e Duarte Ramos.
Sintetizadores, loops, drum pads, guitarras elétricas e pedais de efeitos serão usados, num live set muito experimental, que vai trazer novas vibrações e emoções ao filme que conta a história de um infeliz vagabundo que se apaixona por uma jovem florista cega nas ruas da cidade que está prestes a ser despejada de casa, sendo que o jovem tentar arranjar várias maneiras de arranjar dinheiro terminado geralmente em peripécias hilariantes…
Thomas Fresco é produtor e músico multi-instrumentista, natural de Febres. Francisco Freire é também produtor e músico multi-instrumentista, também natural de Febres, sendo que colabora com Thomas Fresco há cerca de dez anos em bandas como FUGUE e DALLA MARTA, com os quais lançaram 1 LP e 2 EP’s e tocaram em vários pontos do país. Duarte Ramos é baterista e percussionista, natural da Sanguinheira, estudou bateria durante 2 anos e tocou em alguns projetos de âmbito escolar, sendo que a sua carreira musical tem sido muito dedicada à Banda Filarmónica de Covões, onde tocou durante 8 anos.
Este projeto conta com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima), contando com o apoio do Município de Cantanhede, União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente, para além do patrocínio de várias entidades privadas como Luminescências, Glassdrive, Farmácia Garcia Secades, Pneubox, Era Cantanhede, Deleme Carpintaria e Esfera.
O Cineclub Bairrada, que celebra o seu sexto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. Esta entidade aposta numa intervenção cultural estruturada e congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, focando-se na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a artistas da região.