Cineteatro Messias vai celebrar a Música e a Liberdade

O Cineteatro Messias, na Mealhada, recebe, no fim de semana de 4 e 5 de outubro, dois eventos culturais que prometem envolver o público numa viagem pela história e pela música. O primeiro espetáculo traz uma fusão de séculos de repertório para bandolim e guitarra e o segundo celebra a coragem e o desejo de liberdade que marcaram o 25 de abril de 1974.

No dia 4 de outubro, pelas 21h30, David Rodrigues (bandolim) e Marta Costa (guitarra) serão os protagonistas de um espetáculo da Rubato | Academia de Artes, de celebração do Dia Mundial da Música, que atravessará séculos de história. O duo oferecerá uma viagem sonora desde o século XVIII até ao XXI, explorando o repertório para bandolim e guitarra com uma fusão de timbres e texturas, numa experiência musical única que irá cativar não só pelo virtuosismo dos músicos, mas também pela riqueza das composições escolhidas.

No dia 5 de outubro, à mesma hora, o palco será dedicado à memória da Revolução dos Cravos com o concerto da Orquestra Clássica do Centro “Poema a Maia”, uma homenagem a Salgueiro Maia, um dos grandes heróis do 25 de abril de 1974. Através da música e da palavra, este espetáculo relembrará não só a coragem e determinação de Maia, mas também a fraternidade e o desejo de liberdade que guiaram o cavaleiro de Santarém durante aquele que ele próprio descreveu como “o dia mais longo”. Este concerto prestará ainda uma homenagem a Odete Isabel, uma figura de relevo na política local e nacional, que se destacou após a revolução como uma das primeiras mulheres a ocupar cargos políticos. Juntar-se-ão à orquestra João Farinha, tenor, Guilherme de Bastos Lima, ator, e Diogo Costa, maestro.

Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara da Mealhada, apela à presença nestes concertos, atendendo a que é “uma oportunidade única de viver duas noites memoráveis, que cruzam a arte musical e a celebração da liberdade”.

“Convido todos a não perderem estes espetáculos, porque são um tributo à nossa história e à riqueza cultural que tanto nos define”, sublinha. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do Cineteatro Messias e na Ticketline. Mais informações poderão ser consultadas nos meios de divulgação do Município da Mealhada ou diretamente na bilheteira.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais