Electromoitense tem soluções para uma energia limpa

A Electromoitense foi fundada no ano de 1988, quando o seu sócio fundador, Aquilino Neves, decidiu abrir um negócio de trabalhos de instalações elétricas e venda de alguns eletrodomésticos na sua aldeia: a Moita. Com o passar dos anos, os seus filhos uniram-se e especializaram-se em áreas diferentes (instalação técnica e revenda de material), adaptando-se e indo de encontro às necessidades do mercado, criando um armazém para venda de material diverso.

Atualmente, a empresa dedica-se à revenda de equipamentos e soluções para instalações técnicas em habitações/edifícios e redes públicas, essencialmente nas áreas de Eletricidade, Iluminação, Canalização, Energias Renováveis, Climatização, Sistemas de Rega e, mais recentemente, na Ventilação Mecânica Controlada.

Têm soluções na área da energia solar e biomassa. Na energia solar, sistemas de painéis solares térmicos, fotovoltaicos e de tubo de vácuo. Na biomassa têm soluções de aquecimento a lenha e a pellets. Sempre venderam alternativas aos combustíveis fosseis – biomassa (lenha) e, mais tarde, acompanhando a evolução do mercado e das tecnologias incluiram igualmente sistemas solares e aquecimento a pellets.

– Nota-se uma maior procura, ao longo dos anos, e preferência na instalação de painéis solares?

Sim, tem vindo a notar-se um crescente interesse em querer saber mais sobre esta opção e em propostas para fornecimento de sistemas solares. Neste momento, esta área das energias renováveis representa cerca de 50% das nossas vendas na área da climatização e aquecimento de águas, sendo que os restantes 50% se referem a Ar Condicionado, Bombas de Calor e Gás (esquentadores/caldeiras).

– A venda e instalação de painéis representa uma grande ou pequena parte do vosso trabalho?

Esta vertente representa uma fatia bastante significativa do nosso trabalho, sendo que, recentemente, com os incentivos do Fundo Ambiental, a sua procura disparou.

– Quando a apoios públicos, seja a empresas ou particulares, para a instalação de equipamentos de energias renováveis, há aumento da procura?

Sim, notou-se um aumento da procura, bem além das nossas expetativas no que toca a soluções de equipamentos de energias renováveis. Infelizmente, visto sermos uma empresa pequena não nos é possível atender a todos os pedidos.

– O que entendem que ainda retrai, por exemplo, as pessoas a instalarem painéis solares?

O facto de ser um mercado em constante evolução e atualização apesar de ser algo positivo, o que faz com que muitas pessoas se retraiam na hora de decidir, uma vez que há sempre uma solução nova a ser lançada.

– Quais as vantagens de ter um sistema de Ventilação Mecânica Controlada?

Atualmente, as casas são cada vez mais isoladas, tanto de dentro para fora, como de fora para dentro, através do isolamento das paredes, quer entre a parede interior e a exterior, ou com o tão conhecido e vantajoso sistema “capoto”, bem como a instalação de janelas de abrir com vidros duplos ou triplos, com borracha tripla. Está provado que estes sistemas de isolamento melhoram o isolamento térmico e acústico, mas, por outro lado, impedem a circulação de ar na habitação e, por sua vez, de renovar o ar que nela respiramos. Para além disso, a falta de circulação do ar pode causar o aparecimento de condensação, humidades, fungos ou bolor na habitação.

Ao instalar uma VMC, o ar irá deslocar-se das zonas secas para as zonas mais húmidas, favorecendo a reoxigenação e desumidificação em divisões mais críticas como cozinhas e casas de banho. Em escritórios deparamo-nos com a falta de oxigénio, por haver grande concentração de pessoas e, para isso, também é muito importante a instalação de uma VMC de Fluxo Duplo, contribuindo para reoxigenar e, consequentemente, melhorar a qualidade do ar, retirando o excesso de dióxido de carbono – um dos maiores causadores de dores de cabeça e mau estar sentido ao longo do dia.

Concluímos que estes sistemas de ventilação permitem um ar renovado na habitação, melhoria do bem-estar geral, uma maior conservação dos materiais utilizados na sua construção e contribuem também para a economia de energia.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais