Encontro de Carmen Zita Ferreira com alunos das EB Sanguinheira e Vilamar

Cerca de 60 alunos estiveram no dia 09 de novembro, presentes na iniciativa A Escritora Carmen Zita Ferreira vem à minha Escola, que decorreu nas Escolas Básicas da Sanguinheira e Vilamar. A atividade contou com duas sessões, às 10h30, na EB da Sanguinheira e às 14h00, na EB de Vilamar, à qual assistiram todos os alunos destes estabelecimentos de ensino, que se fizeram acompanhar pelas respetivas docentes.

Promovida pela Biblioteca Municipal em parceria com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas Gândara Mar e Lima-de-Faria, a ação teve como principais objetivos a promoção da leitura e fomentar a interação entre alunos, escritores e outros profissionais da literatura, de forma a descentralizar a oferta cultural. Este conjunto de atividades está integrada no Plano Anual de Atividades da Rede de Bibliotecas de Cantanhede, previstos para o presente ano letivo 2022/2023, visando criar e consolidar os hábitos de leitura, para além elevar os índices de literacia dos alunos.

A escritora Carmen Zita Ferreira abordou várias áreas, com particular destaque sobre a sua obra, leu extratos de alguns dos seus mais recentes livros infantojuvenis, partilhando com os alunos episódios relacionados com os seus contos. No final das sessões, alunos e docentes tiveram oportunidade de confraternizar com a autora e adquirir livros, que Carmen Zita Ferreira que fez questão de autografar individualmente.

 

Sobre Carmen Zita Ferreira

Carmen Zita Ferreira nasceu em Ourém, em 1974. Desde cedo ligada à música, aprendeu a tocar Trompa de Harmonia, Cavaquinho, Viola e Bandolim. As suas atividades preferidas são ler, viajar e cantar.

Estudou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses. Tem uma Pós-graduações no Ramo de Formação Educacional e em Cultura Portuguesa Contemporânea. É Mestre em Ciências Documentais, na variante de Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com a Dissertação “Biblioterapia aplicada a idosos: um novo desafio para as bibliotecas públicas portuguesas” (2013).

Em 2010, estreou-se na Literatura Infantil e Juvenil, com o livro “O Bicho de sete cabeças – História de uma eleição democrática”, ilustrado por Sandra Serra e recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (para apoio a projetos relacionados com Cidadania). Publicou em 2004 o livro de poesia “Jogo de Espelhos” e em 2006, “Do mar grande e doutras águas”.

Em 2013, editou o livro de poesia para a infância “Dois dedos de conversa”, ilustrado por Sara Cunha. Em 2015, editou o livro “O Pequeno Trevo vai à escola”, ilustrado por Bruno Gaspar e em janeiro de 2016, o livro “O Morcego Bibliotecário, ilustrado por Paulo Galindro (também recomendado pelo PNL). Em 2017, Carmen Zita Ferreira editou o livro “Beatriz, a árvore feliz”, ilustrado por Hélder Barbosa.

Em 2018, participou na Antologia Poética “Os Direitos das Crianças”, que conta com capa do ilustrador João Vaz de Carvalho e com a participação de 18 poetas portugueses, galegos e brasileiros.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais