O Centro de Alto Rendimento (CAR) – Velódromo Nacional de Anadia celebrou, no passado dia 11 de setembro, 15 anos desde que existe e forma campeões. Ciclismo, judo, ginástica e esgrima foram os protagonistas da cerimónia de distinção do Mérito Desportiva e de aniversário da infraestrutura que aconteceu no passado dia 21 de setembro, promovida pelo Município de Anadia.
A homenagem a associações, atletas e personalidades ligadas ao desporto tem como intuito reconhecer os feitos alcançados na época desportiva transata, entre 1 de setembro de 2023 e 31 de agosto de 2024, destacando também o trabalho realizado em prol do desporto. A distinção do Mérito Desportivo foi feita a três níveis: Coletivo, Individual e Sentir Anadia – Contributo para o Movimento Desportivo Concelhio, dentro de critérios tecnicamente estabelecidos para o efeito.
No âmbito do 15º aniversário do CAR, o Município distinguiu os atletas e entidades que, de forma direta ou indireta, contribuíram, ao longo destes anos, para o engrandecimento e projeção do CAR, a nível nacional e internacional, levando assim bem longe o nome de Anadia, da região e do país.
“Quero enaltecer, desde já, o entusiasmo e ambição que existiram para que o Município pudesse chegar a esta obra que é também um motor de desenvolvimento do concelho. É também à custa do alto rendimento que o nome de Anadia é falado. O que em tempos pareceu uma loucura, hoje sabemos que foi uma aposta ganha e os resultados olímpicos são a prova disso mesmo. O desporto é também saúde, rigor e empenho e o trabalho que as associações desenvolvem é exemplo disso mesmo”, foram as palavras de abertura de Teresa Cardoso, presidente da autarquia anadiense.
Presente na sessão, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, enalteceu a visão e coragem na criação do Velódromo, mas também a dimensão dos desportos que ali se praticam: “É gratificante para o Governo constatar que este tipo de equipamento contribui de forma extraordinária para os nossos atletas”. O governante confidenciou ainda estar em marcha um Centro Tecnológico para as Duas Rodas.
“Anadia orgulha-se do seu associativismo e do desenvolvimento e trabalho das nossas coletividades. Estes 15 anos foram de desafios mas, atualmente, temos dificuldade em gerir a procura que esta estrutura tem. Não esqueçamos que este é o único velódromo da Europa com a distinção da UCI como Centro Satélite. Estes últimos 15 anos foram de muito orgulho. Orgulho por ser de Sangalhos, orgulho por ser de Anadia, orgulho de ser português”, foram palavras de Jorge Sampaio, vice-presidente do Município de Anadia.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, não pôde comparecer na cerimónia mas enviou um vídeo parabenizando a autarquia, os atletas e Federações.
Laurentino Dias, antigo secretário de estado do desporto e juventude, afirmou ainda que esta é uma festa que o deixa comovido: “Antigamente os nossos atletas diziam frequentemente que não tinham condições para treinar e isso foi lançar um desafio. O velódromo foi lançado aqui pela história de Sangalhos no ciclismo. Este velódromo foi construído para fazer campeões”.
Iúri Leitão, o atleta de ciclismo de pista que conquistou uma medalha de ouro e uma de prata nos mais recentes Jogos Olímpicos de Paris, falou, em declarações à margem do evento, reconheceu a importância de se homenagear os atletas e o desporto, assegurando que é sempre um gosto vir a Anadia, mesmo que não seja para andar de bicicleta.
“Sem velódromo não há ciclismo de pista e este é um dos grandes motivos do nosso sucesso. É claro que faltam sempre muitos apoio, o que nos faz ter um trabalho redobrado. Não posso deixar de reforçar que esta é a nossa casa. Não sei como será o próximo ciclo olímpico. É claro que tentarei estar ao mais alto nível o mais tempo que conseguir”, disse o medalhado.
“Nunca imaginei trazer as medalhas de Paris. Tínhamos muito receio do que íamos encontrar, o nível foi muito mais alto do que tínhamos encontrado em alguma prova”, confessou, aquele que fez história como o primeiro atleta a trazer uma medalha olímpica sem ser no atletismo.
Recorde-se que o CAR – Velódromo Nacional de Anadia foi inaugurado a 11 de setembro de 2009, completando assim 15 anos de grande atividade ao serviço do desporto de alta competição. Ao longo deste período, o Velódromo Nacional assistiu ao surgimento de novos campeões e ao trabalho de base para o desenvolvimento de talentos. Pelo Centro de Alto Rendimento têm também passado grandes nomes do ciclismo internacional, bem como atletas medalhados de outras modalidades, nomeadamente da ginástica e judo, durante as competições internacionais ali realizadas, assim como em estágios de preparação para os maiores eventos internacionais.
Desde a sua inauguração, o ciclismo português conquistou um vasto conjunto de medalhas em grandes competições internacionais, nomeadamente Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e da Europa em Juniores, Sub23 e Masters, e outras competições europeias, nas vertentes de pista, estrada, BTT e paraciclismo.
Desde 2009, foi visitado por atletas oriundos de 80 países, sendo o ano de referência 2023, com 67 nacionalidades diferentes. Anadia foi a 1ª cidade a receber três campeonatos europeus de ciclismo, de diferentes disciplinas, em 2022, servindo de ensaio para a organização dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Glasgow em 2023, a 1ª edição multidisciplinar dos Mundiais da União Ciclista Internacional (UCI).
Em 2019, o CAR de Anadia ganha um novo impulso com a atribuição, por parte da UCI, do estatuto de Centro Continental de Ciclismo ao Centro de Alto Rendimento de Anadia, passando assim o Centro Mundial de Ciclismo a ter em Anadia o primeiro Centro Satélite na Europa. Esta distinção significa que o conjunto de valências desportivas do CAR Anadia para esta modalidade – Velódromo, Pista de BMX, Pista de XCO e Centro de Controlo e Avaliação de Treino Desportivo (CCATD) – reúne, na Europa, todas as condições para ser sinalizado como centro de estágios para ciclistas de todo o mundo.
O CAR de Anadia acolhe as modalidades de Ciclismo, Judo, Ginástica, Esgrima e Pentatlo Moderno.
LISTAGEM PREMIADOS
»» Prémio “SENTIR ANADIA”
Anadia Futebol Clube; Anadia Squash Clube; Associação de Caçadores e Pescadores de Sangalhos; Associação Cultural e Recreativa de Avelãs de Caminho; Associação Cultural e Recreativa da Cerca – São Pedro; ADABEM – Associação de Dadores Benévolos De Sangue de Mogofores; Associação Desportiva BairradaFut; Associação Desportiva e Cultural de Pedralva; Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Monsarros; Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Ribeira – Azenha; Associação Recreativa Aguinense; Associação Recreativa e Cultural de Vilarinho do Bairro; Associação Recreativa de Grada; APPACDM de Anadia; Casa do Benfica da Bairrada; Centro Cultural e Recreativo do Outeiro de Baixo; Club de Ancas; Clube de Atletismo de Sangalhos; Clube de Ciclismo da Bairrada (ABTF/Betão – Bairrada Cycling Team); Centro Social Cultura e Recreativo de Poutena; Desportivo de Ancas; Moita Rugby Clube da Bairrada; Núcleo Cicloturismo da Bairrada; Núcleo de Karate de Sangalhos/Anadia; Grupo Columbófilo da Bairrada; Saca Trilhos Anadia; Sangalhos Desporto Clube; União Columbófila do Cértima; União Recreativa Ferreirense
»» Reconhecimento Mérito Desportivo
» ANADIA FUTEBOL CLUBE – MATILDE SÁ
» ANTÓNIO CARRINHO
» APPACDM ANADIA – Carlos Carvalho
» ANADIA SQUASH CLUBE – JOÃO COELHO, KIARA FERNANDES, MARIANA FERREIRA, MARTA GONÇALVES, PATRÍCIA CIORAP TIAGO COELHO
» BAIRRADA CYCLING TEAM (ABTF Betão/Bairrada) – FRANCISCO ALVES
» CARLOS NEVES
» CLUBE ACADEMIA DE KARATE DE COIMBRA – DANIEL AGOSTINHO
» CLUBE DE ATLETISMO DE OLIVEIRA DO BAIRRO – DIOGO PACHECO, MARIANA FERREIRA, MARGARIDA SANTOS, PEDRO FREITAS, SOFIA FREITAS
» CLUBE DE ATLETISMO DE SANGALHOS – DAVI SILVA, HELENA MOURÃO, MÁRIO SILVA, NÁDIA MORAIS, RAMIRO MARQUES, SANTIAGO SILVA, SOFIA MARIN
» ESCOLA DE CICLISMO SARDANETAS BTT/ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DE GRADA – BRUNO RIBEIRO, DIOGO MARQUES, LUÍS JESUS
» FUTEBOL CLUBE DO PORTO – TOMÁS ROCHA
» MOITA RUGBY CLUBE DA BAIRRADA – ANA BÁRBARA, BEATRIZ RODRIGUES, MARIA ALMEIDA, LEONOR PAIS / MATILDE ALMEIDA
» MOVISTAR (Equipa espanhola World Tour) – NELSON OLIVEIRA
» NÚCLEO KARATE DE SANGALHOS – VICTORIA BAZYUK, DIEGO SANTOS, MARGARIDA LIGEIRO
» SACA TRILHOS ANADIA – CRISTINA MEIRELES, EDUARDO MEIRELES, INÊS JOÃO, PAULA SOARES, SUSANA ECHEVERRIA
» ORIENTAÇÃO – ALBANO JOÃO, EMÍLIA CERVEIRA, JOAQUIM SOUSA, MÁRIO MARQUES, PAULA FERREIRA, PAULO SANTOS
» MIGUEL SILVA
» ASSOCIAÇÃO DE PARALESIA CEREBRAL DE COIMBRA – SANDRA SEMEDO
» SPORTING CLUBE DE PORTUGAL / Atletismo – JOÃO PEDRO SANTOS
» SPORTING CLUBE DE PORTUGAL /Futsal – NUNO DIAS
» SPORTING CLUBE DE PORTUGAL / Kickboxing – ANDRÉ SANTOS, TIAGO SANTOS
»»» PRÉMIOS CAR ANADIA – 15 ANOS
» FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE PORTUGAL
GINÁSTICA ACROBÁTICA
TÍTULOS MUNDIAIS E/OU EUROPEUS:
João Teles, Gonçalo Sampaio, Nuno Santos, Vicente Colaço, Mónica Lima, Maria Marvão, Henrique Silva, Henrique Piqueiro, Frederico Silva, Miguel Silva, Rita Ferreira, Ana Teixeira, Joana Canada, Francisca Maia, Beatriz Costa, Beatriz Carneiro, Joana Moreira, Liana Asseiceiro, Maria Gaspar, Filipa Henriques, Gonçalo Roque, Sofia Rolão e Leonor Oliveira
GINÁSTICA DE TRAMPOLINS
TÍTULOS MUNDIAIS E/OU EUROPEUS:
Alexandra Garcia, Ana Robalo, André Fernandes, André Lico, André Pocinho, Andreia Robalo, Bruno Nobre, Diana Gago, Diogo Abreu, Diogo Costa, Diogo Ganchinho, Duarte Ramalho, Francisco José, Inês Correia, Inês Martins, Joana Pereira, Lucas Santos, Mafalda Prazeres, Matilde Oliveira, Nicole Pacheco, Pedro Ferreira, Rafael Holzheimer, Rúben Tavares, Sílvia Saiote, Tiago Pereira e Tiago Romão
» FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ESGRIMA
MIGUEL FRAZÃO
» FEDERAÇÃO PORTUGESA DE JUDO
PATRÍCIA SAMPAIO – Medalha de Bronze Jogos Olímpicos Paris 2024 (categoria -78kg)
TELMA MONTEIRO
JORGE FONSECA
MARIA SILVEIRA
JOÃO PINA
JOÃO NETO
MIGUEL VIEIRA
DJIBRILO IAFA
» UVP – FEDERAÇÃO PORTUGESA DE CICLISMO
IÚRI LEITÃO
Jogos Olímpicos Paris 2024 (Madison) Medalha de Ouro
Jogos Olímpicos Paris 2024 (Omnium) Medalha de Prata
RUI OLIVEIRA
Jogos Olímpicos Paris 2024 (Madison) Medalha de Ouro
IVO OLIVEIRA
MARIA MARTINS
DANIELA CAMPOS
RODRIGO CAIXAS
RUI COSTA (Campeonato do Mundo/Zurique)
PARACICLISMO
TELMO PINÃO
»»» ENTIDADES
FUNDAÇÃO DO DESPORTO
CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE
ASSOCIAÇÃO DE CICLISMO DA BEIRA LITORAL
LAURENTINO DIAS (Secretário de Estado da Juventude e Desporto 2005/2009 e 2009/2011)
COMITÉ PARALÍMPICO DE PORTUGAL
COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL
SECRETARIA DE ESTADO DO DESPORTO
»»» DISTINÇÕES ESPECIAIS – CAR ANADIA 15 ANOS
FILIPA MARTINS
Participou 3 vezes no Jogos Olímpicos: Rio de Janeiro 2016; Tóquio 2020; Paris 2024, onde alcançou a final All-Around, feito inédito na ginástica portuguesa, com o 20º lugar. Em Taças do Mundo de Ginástica Artística, conquistou uma medalha de ouro (no Solo), em 2014, em Anadia, e, outra (na Trave), em 2019, em Guimarães.
TELMO PINÃO
Marcou presença em 3 Jogos Paralímpicos – Brasil 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024 – e conquistou 2 Diplomas Paralímpicos, em Tóquio e agora recentemente em Paris. É um paraciclista multi-titulado em estrada e pista.
NELSON OLIVEIRA
Natural de Anadia, presidente do Bairrada Cycling Team. 4 presenças em Jogos Olímpicos: Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. 2 Diplomas Olímpicos: (Rio 2016/7º no contrarrelógio) e (Paris 2024/7º na prova de contrarrelógio. 33.º na prova de fundo Paris 2024).
Vice-campeão mundial de contrarrelógio em sub-23 (2009). Vice-campeão Europeu de fundo em sub-23 e medalha de bronze no Europeu de contrarrelógio para sub-23 (2010). Campeão Nacional Contrarrelógio: 2011/2014/2015. Campeão Nacional Linha (2014). Vuelta Espanha 2015 (vence a 13ª etapa). Tour França 2016 (3º contrarrelógio). 21 Grandes Voltas (10 Vuelta/8 Tour/3 Giro). 3 presenças em Campeonatos da Europa, 2 em Campeonatos do Mundo
DELMINO PEREIRA
Fez parte do pelotão nacional entre 1988 e 2001. Como ciclista conquistou 2 títulos de Campeão Nacional de Estrada. Em 2012 foi eleito pela primeira vez como Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo. Reeleito em 2016. Em 2000 volta a ser reconduzido no cargo que este ano chega ao fim, cumprindo 3 mandatos consecutivos.
Vice-presidente da União Europeia de Ciclismo. Vice-presidente da União Ibérica de Ciclismo.
GABRIEL MENDES
Está ligado ao ciclismo desde a infância, foi atleta e agora é selecionador nacional. Desde 2010 é coordenador técnico nacional das seleções nacionais de Ciclismo e do alto rendimento em todas as vertentes, desde 2014, cargo que acumula com o de selecionador nacional de pista.
Da formação à elite, em 15 anos de trabalho o ciclismo de pista conquistou 66 medalhas em Campeonatos do Mundo, da Europa… e Jogos Olímpicos.
IÚRI LEITÃO / RUI OLIVEIRA
Dia 10 de agosto de 2024. Velódromo Saint-Quentin-en-Yvelines.
No penúltimo dia dos Jogos Olímpicos de Paris, numa estonteante corrida da disciplina de Madison, o ciclismo de pista português alcançou a primeira medalha de ouro, entrando para uma galeria restrita com o máximo título olímpico… até agora todos no atletismo: Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nelson Évora e Pablo Pichardo.
Chegou a vez do ciclismo de pista figurar como modalidade a conquistar a medalha mais desejada nos Jogos Olímpicos.
Iúri Leitão – medalha de Prata na disciplina de Omnium.
Iúri Leitão e Rui Oliveira – Medalha de Ouro na disciplina de Madison.