Exposição sobre 500 anos de Luís de Camões na Biblioteca de Cantanhede

Cerca de centena e meia de pessoa estiveram presentes no passado dia 10 de junho, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, para a inauguração da exposição Luís de Camões (c.1524-2024) 500 anos de nascimento – Esculturas | Fotografias | Pinturas pelos Artistas Locais.

A sessão contou com a presença dos artistas que participam na mostra, para além de muitos outros convidados, com natural destaque para Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal. O responsável pelo pelouro da Cultura enalteceu a iniciativa que envolveu 50 Artistas Locais, “que aceitaram desafio lançado pela Biblioteca Municipal para prepararem uma mostra coletiva de homenagem a Luís de Camões, o mais célebre dos escritores portugueses e o maior poeta português, cuja escrita também nos convoca à reflexão, pois oferece-nos uma leitura do sentido da história e da memória.” Pedro Cardoso elogiou “a qualidade verdadeiramente excecional dos trabalhos expostos, que testemunham o elevado nível dos Artistas Locais.

Criada com o propósito de assinalar 500 anos do nascimento do poeta Luís de Camões, a exposição é constituída por 50 trabalhos de tipologia artística diversa e estará patente durante o mês de junho neste equipamento local.

É com a arte e com o talento dos artistas locais que marcamos esta efeméride em que celebramos Camões, a Língua Portuguesa e os Portugueses, a nossa cultura, a nossa memória histórica coletiva, a nossa identidade” – referiu o edil.

De forma assinalar a data de nascimento de um dos maiores vultos da literatura portuguesa, a Biblioteca Municipal endereçou um convite aos Artistas Locais para se associarem a esta efeméride, criando uma peça artística cuja inspiração tivesse por base um soneto de Camões. Deste apelo resultaram trabalhos em várias áreas, designadamente Escultura, Fotografia, Ilustração Digital e Pintura. Os/As artistas representados/as nesta exposição são: Aida Dias, Albertino Pereira Coelho, Alexandra Dique, Ana Carvalho, Ana Carolina Oliveira, Ana Sofia Grilo, Carla Ferreira, Carlos de Jesus Garcia, Catarina Gralheiro, Célia Heleno, Cató Ilude, Christine F. Luz, Cláudia Salgado, Dina Lopes, Dora Gaudêncio, Duarte Henriques, Fátima Lopes, Fátima Lourenço, Fátima Maia, Fátima Negrão, Filomena Neves,  Isabel Maia, Isidro Dias, João Garcia, Jorge de Oliveira, Jorge Guerra,  Leonor Parreiral, Lucas Gomes, Luís Carvalho, Luís Cutelo, Maria da Conceição Martins, Maria da Glória Patrão, Maria do Rosário Nunes, Maria Inês Nogueira, Maria Padilha, Maria Pinto, Mário Marques, Mide Plácido, Miguel Gentil, Natália Procopovich, Paula Azeiteiro, Paulo Gouveia, Paulo Póvoa, Rafael Pereira, Rosa Ribeiro, Silva Pessoa, Sílvia Pereira, Sofia Moniz, Stéphane Losse e Tomé Simões.

Esta exposição é uma justa homenagem realizada pelas mãos dos Artistas Locais do concelho de Cantanhede, em sintonia com o Município de Cantanhede através da sua Biblioteca Municipal, a Luís de Camões, considerado o maior Poeta português, no ano em que se assinalam os 500 anos do seu nascimento.

Luís de Camões é considerado uma das figuras mais importantes da literatura portuguesa. A sua vasta obra abrange os géneros épico, dramático e lírico. A sua obra mais conhecida – Os Lusíadas – poema épico publicado em 1572, narra a descoberta do caminho marítimo para a Índia, por Vasco da Gama e muitos feitos heroicos dos portugueses, desde a fundação da nação.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais