Festa do Bunho e do Junco de regresso a Torres

A Festa do Bunho, na aldeia de Torres, terá a sua 5.ª edição, nos dias 5 e 6 de outubro, com o intuito de continuar a preservar e valorizar as tradições desta pequena aldeia com um passado histórico já reconhecido.

Os artistas plásticos continuarão a apoiar a festa embelezando, com as suas obras, as casas em ruínas e a rua principal da aldeia. Irá haver também uma exposição de móveis recuperados e as ruas serão enfeitadas pela população. No recinto da Adega do Avelar irá haver, sábado e domingo, tasquinhas de comes e bebes, artesãos a trabalhar ao vivo, quermesse, música tradicional e a atuação de grupos folclóricos.

PUBDo programa faz também parte uma caminhada pedagógica para crianças, assim como um atelier na Lagoa de Torres onde, com bunho e junco, os participantes irão realizar as suas obras de arte. Para esta atividade foram convidados os alunos das escolas de Vilarinho do Bairro, Poutena e do Colégio de Famalicão.

No domingo, dia seis, pelas quatro da tarde, será o ponto alto das festividades, com a realização do cortejo etnográfico que desfilará na rua principal a partir do Restaurante Orquídio. Este cortejo integrará os elementos da autarquia de Anadia e da Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira, o grupo etnográfico Danças e Cantares do Zambujal, o rancho folclórico Os Columbinos de Pombeiro da Beira, o grupo musical Copofonia, representantes das associações locais, habitantes de Torres e todos aqueles que queiram integrar o cortejo, trajando à moda antiga.

Para esta festa popular convidam todos aqueles que sentem prazer em reviver tradições do passado, numa aldeia pacata de ancestrais costumes.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais