A Greenmagnus, marca portuguesa com sede em Anadia, empenhada na sustentabilidade e em práticas comerciais responsáveis, encerrou a sua loja online entre os dias 24 e 26 de novembro, para promover consciencialização sobre o consumo responsável durante a Black Friday.
A Black Friday está frequentemente associada a grandes descontos e ao estímulo de um consumo desenfreado. No entanto, a Greenmagnus acredita que esta prática pode alimentar um ciclo prejudicial de desperdício e excesso. Em linha com os seus valores, a marca optou por fechar a sua plataforma online durante este período para incentivar uma reflexão sobre as escolhas de compra e o seu impacto no meio ambiente.
“Na Greenmagnus, acreditamos firmemente que a Sustentabilidade é uma ação tangível e não apenas uma palavra. Encerramos a nossa loja online durante este final de semana para convidar os nossos clientes e o público em geral a repensarem as suas decisões de compra e considerarem o impacto que estas têm no nosso planeta”, afirma Mílton Vogado, CMO da MAGNUSBERRY, empresa que detém a marca.
Durante este período há um aumento acentuado no consumo, muitas vezes sem se considerar a real necessidade dos produtos. Isso leva a um excesso de produção, aumentando o uso de recursos naturais e gerando mais resíduos e desperdícios. Relatórios internacionais indicam que, em média, 60% dos itens comprados durante a Black Friday são desnecessários.
O aumento repentino na procura por produtos durante a Black Friday pressiona os recursos naturais e pode levar a práticas de produção menos sustentáveis. Relatórios recentes indicam que a produção acelerada durante este período pode estar associada a um aumento de até 25% nas emissões de carbono.
A logística para entrega de produtos durante a Black Friday gera uma considerável quantidade de emissões de carbono, devido ao transporte acelerado e à entrega rápida. Estudos apontam que as emissões de carbono durante este período podem aumentar até 30% devido ao transporte que se intensifica.
Por isso, a Greenmagnus reitera o seu compromisso em fornecer soluções que promovam um estilo de vida sustentável e assume a responsabilidade em liderar pelo exemplo, encorajando toda a população a fazer escolhas conscientes em benefício de um mundo mais equilibrado e verde.
“Este encerramento temporário não foi uma decisão tomada de ânimo leve, especialmente num período em que muitos concorrentes estão a oferecer descontos atrativos. No entanto, a Greenmagnus vê esta oportunidade como um momento extremamente valioso para os consumidores refletirem sobre as suas escolhas de consumo e adotarem um comportamento mais sustentável”, afirma Bruno Melo, CEO da MAGNUSBERRY.
A Greenmagnus é uma marca portuguesa que disponibiliza soluções para um estilo de vida sustentável, comprometida com a produção responsável e o respeito pelo meio ambiente. Na loja online Greenmagnus, existem produtos para tornar a casa mais amiga do ambiente, desde compostores, jardins inteligentes, depósitos para reaproveitamento da água, baldes para reciclagem, entre outras. Lançada em 2021, a marca portuguesa Greenmagnus pertence à empresa Magnusberry, uma PME localizada no concelho de Anadia, que se dedica ao fabrico de produtos através de processos de moldação por injeção.