Hoje há cine-concerto nas Piscinas de Cantanhede

A próxima sessão das “IV Clássicas” em Cantanhede será hoje, dia 3 de julho, pelas 21h, no terraço das Piscinas Municipais numa sessão ao ar livre, numa organização do Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural em parceira com o Município de Cantanhede.

Será apresentado o cine-concerto da longa-metragem “Charlot Violinista” (1916) realizada por Charlie Chaplin, com a estreia da banda sonora criada pelos músicos Roberto Muniz e Betinho Muniz.

Roberto Muniz nasceu em João Pessoa, no Brasil, reside há 6 anos em Portugal e é um baterista-multi-instrumentista, tendo entrado em vários projetos em ambos os países em estilos musicais muito diversos. Betinho Muniz também é natural de João Pessoa, no Brasil, sendo que a sua carreira trajetória profissional se iniciou na década de 80 do século passado. Construiu grandes e notórios projetos, como compositor, arranjador, instrumentista, diretor musical e/ou produtor, com enorme paixão pelos teclados, sanfona e acordéon.

O filme conta a história um violinista que ganha a vida a tocar nos bares e na rua. Certo dia, chega a um acampamento e vê uma jovem a ser roubada e maltratada. Decide então defendê-la e salvá-la… O anfitrião do evento será, como habitualmente, Vasco Espinhal Otero que contará com Nuno Fonseca na apresentação do filme.

Recorde-se que as “IV Clássicas” ocorrem, em Cantanhede, desde 2016 por norma na primeira quarta-feira de cada mês, sendo que entre Abril e Setembro as sessões são realizadas ao ar livre em praças e jardins públicos. Ao longos dos nove anos de programação mensal, foram já estreados duas dezenas de cine-concertos por artistas da região que posteriormente prosseguiram em digressão por outros pontos do país. Desde 2019, estas sessões cinéfilas ocorrerem também com regularidade nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente em Vagos e Mira.

Este projeto conta com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima), contando com a parceria  do Município de Cantanhede e apoio de União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente, para além do patrocínio de várias entidades privadas como Luminescências, Glassdrive, Farmácia Garcia Secades, Pneubox, Era Cantanhede, Deleme Carpintaria e Esfera.

O Cineclub Bairrada, que celebra o seu sexto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. Esta entidade aposta numa intervenção cultural estruturada e congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, focando-se na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a artistas da região.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais