Hoje há cinema ao ar livre em Cantanhede

A próxima sessão das “IV Clássicas” em Cantanhede será no dia 16 de outubro, pelas 19 horas, no Pátio do recém-inaugurado Museu de Arte e do Colecionismo, em mais uma sessão ao ar livre. Com organização do Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural em parceira com o Município de Cantanhede, desta vez esta iniciativa está integrada na vasta programação do projeto cultural “Gente da Nossa Terra” dedicada a “Ti António Taboeira” durante os meses de outubro e novembro, em que são abordadas e exploradas várias facetas desta figura artística de referência, entre as quais a de artista, músico, moleiro, agricultor e também migrante.

Assim, nesta sessão, serão apresentados excertos da série documental “Portugal, um Retrato Social” (2007) de autoria de António Barreto e realização Joana Pontes em são abordadas as dificuldades económicas, socias e culturais sentidas por uma grande parte da população nos anos 40, 50, 60 e que marcaram a vida de muitas gerações, que tiveram que deixar as suas famílias e comunidades a fim de partir, por largos períodos, para outros pontos de Portugal ou do estrangeiro, em busca de um “ganha pão” que garantisse uma vida melhor.

Foi também esse o caso de António Costa, conhecido como “Ti António Taboeira” e “Ti Antoino Moleiro”, que ao longo da sua vida foi um dos muitos habitantes da Beiral Litoral, nomeadamente da região da Gândara, que migraram sazonalmente para as regiões do Ribatejo e Vale do Tejo. Recorde-se também que este se destacou como músico, preservando e partilhando o património cultural da sua terra.

Uma figura icónica da cultura popular da região gandaresa, de origem humilde e autodidata, que se revelou um exímio tocador de concertina e sanfona, e mestre de desgarradas que Taboeira, sendo recordado como um dos maiores representantes da música tradicional do concelho de Cantanhede. A sua arte, transmitida de geração em geração, continua a ser uma referência na preservação das tradições musicais da Gândara.

Esta sessão especial das “IV Clássicas” terá como habitualmente Vasco Espinhal Otero no papel de anfitrião, cabendo a Arnaldo Carvalho a apresentação e contextualização da obra e conteúdos, bem como da equipa do Gabinete de Apoio ao Migrante do Município de Cantanhede.

Recorde-se ainda que nesta terceira edição do projeto cultural “Gente da Nossa Terra” serão realizados, em vários pontos do concelho de Cantanhede e fora deste, encontros, concertos, projeção de filmes e documentários, conferências, ensaios abertos, conversas, workshop teórico-práticos, performances musicais, declamações de poesia, foto-concertos, tertúlias, caminhadas sobre biodiversidade, leituras encenadas, visitas de estudo a museus, viagens a locais simbólicos, apresentações de livros, interpretações artísticas, bailes e bailos, sessões com a comunidade escolar, entre outros para que o público de diversas gerações e contextos possa apreciar os saberes e diferentes perspetivas, reforçando a sua atualidade.

Para o efeito, o Município de Cantanhede terá como parceiros diversas entidades e agentes culturais da região, para além das juntas de freguesia, serviços do município e outras autarquias, com abordagens nas áreas de cultura, património, educação, turismo, etnografia, associativismo, ação social, recursos naturais, desporto, entre outras.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais