A Universidade de Verão (UV), promovida conjuntamente pelo Partido Social Democrata (PSD), a Juventude Social-Democrata (JSD), o Instituto Francisco Sá Carneiro e o Partido Popular Europeu (PPE), realizou-se na sua primeira vez em 2003.
Desde então, tem sido um sucesso no que é a formação política nacional, com excelentes oradores e formadores. Além disso, é uma referência no desenvolvimento do conhecimento, rigor e companheirismo dos alunos que a frequentam. As candidaturas para a UV estão abertas não só aos militantes da JSD e a jovens quadros do PSD, mas também a independentes, compreendendo idades entre os 16 e os 30 anos, sensivelmente. Este ano, durante a semana de 28 de agosto a 3 de setembro, os Anadienses Francisca Mateus e Luís Pedro Rodrigues foram dois dos cerca de 100 alunos selecionados para integrar esta formação.
Estes dois Bairradinos reiteram ainda que esta participação só reforçou as suas crenças, convicções e vontade de fazer mais e melhor em prol da comunidade, acreditando que os jovens podem e devem ter um papel ativo e voz nas decisões políticas de um futuro que é seu.