Livro “A Salto” apresentado na Biblioteca de Oliveira do Bairro

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro promoveu a apresentação do livro A Salto – Coragem de fugir ao absurdo, do escritor oianense Álvaro Góis (pseudónimo de António Ramsio Maia).

O evento decorreu no passado dia 14 de outubro, e contou com a presença de Grangeia Seabra, outro escritor do concelho de Oliveira do Bairro, igualmente com percurso indelével no mundo da palavra escrita, que fez a apresentação da obra e do seu autor. Joana Maia, filha de António Ramsio Maia, brindou os presentes com a leitura de algumas passagens do livro.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, fez questão de marcar presença e enaltecer o contributo que o escritor tem dado para a cultura do Concelho e tambm para a compreensão da história recente do país, nomeadamente a que serve de contexto a esta obra e que marcou uma geração.

A Salto – Coragem de fugir ao absurdo um romance de forte pendor histórico, que emerge da abordagem ao fenómeno da emigração clandestina em Portugal, nas décadas de sessenta e setenta do século XX.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro está a celebrar, durante todo o mês de outubro, o seu 23º aniversário, com uma programação especial, que integrou este evento.

PUBEntre outras atividades e iniciativas, destaque para a exposição conjunta Autores da Região de Aveiro, que pode ser apreciada até 28 de outubro, nos espaços da biblioteca. Esta mostra itinerante apresenta um autor representativo de cada município da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, dando a conhecer a importância da escrita e retratando a riqueza da diversidade cultural e do mosaico social, interligada na história e no espaço intermunicipal. Em paralelo, a equipa da Biblioteca Municipal preparou uma mostra bibliográfica dos onze autores escolhidos, que também pode ser visitada.

 

Sobre a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro 

Foi em outubro de 2000, que a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro ganhou vida, entre as paredes de um magnífico edifício que aproveitou a histórica fachada principal do que outrora foi o celeiro dos Duques de Lafes, adquirido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro em meados do século XIX para ser a sede dos Paços do Concelho até entrada em funcionamento da nova sede da autarquia, em 1996.

Desde então, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro tendo vindo a desempenhar um papel fundamental na difusão da cultura no concelho.

É um espaço vivo e dinâmico de encontro com o livro e a leitura, um serviço público que disponibiliza o acesso informação e ao conhecimento, promovendo um leque variado de recursos e serviços, de modo a satisfazer as necessidades dos munícipes, no domínio da educação formal e informal, da informação, da recreação e do lazer, contribuindo assim, para a dinamização ao cultural e a melhoria da qualidade de vida no concelho.

Detentora de um vasto acervo documental e com um espaço moderno e acolhedor, do qual fazem parte uma sala polivalente e uma sala de exposições, este equipamento cultural coloca ao dispor dos seus visitantes os serviços de empréstimo domiciliário, Livraria Municipal, leitura de presença/consulta local e acesso a computadores e internet, para além de apoio e orientação bibliográfica, reprografia e sessões de promoção do livro e da leitura para crianças e seniores, entre outros.

SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais