Mais de três dezenas de pessoas, com natural destaque para as inúmeras crianças que estiveram presentes no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 25 de março, para a apresentação editorial do livro “Eh pá, não sejas Coca-biichinhos! Pequeno dicionário de expressões bichosas”, da escritora infantojuvenil Lurdes Breda.
Na mesa de honra, para além da autora, esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, e Sofia Souto Moniz, escritora que apresentou a obra.
O responsável pelo pelouro da Cultura enalteceu o “brilhante trabalho” da autora, que “resultante de uma laboriosa recolha de expressões populares que configurou num interessante dicionário de expressões populares, que todos podem usar, e que são um ponto de partida para múltiplas aprendizagens, descobertas, estímulo para a imaginação e a criatividade. É um livro intergeracional, que irá fazer as delícias dos pais e avós e provocar a convivência. Um livro para toda a família.”
“Este livro para além de ser, o que já seria muito, um ´brinquedo em forma de papel’ é também uma forma de preservar um vasto património cultural e linguístico da lusofonia”, sublinhou o autarca.
Sofia Souto Moniz, escritora e dinamizadora de contos de narração oral, responsável pela apresentação da publicação realçou “a qualidade dos textos de Lurdes Breda e a pertinência da mesma para os mais novos entenderem antigas expressões populares”.
Recorde-se que Lurdes Breda frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses da Universidade Aberta. É autora de trinta obras e coautora de outras doze, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique. É conhecida, sobretudo, como escritora de livros para crianças e jovens. Lurdes Breda foi premiada em vários certames literários nacionais e internacionais. Em 2005 foi distinguida com o Prémio “Mulheres de Valor” e, em 2014, recebeu a Medalha de Mérito Municipal Cultural.