Foi apresentado no sábado, dia 03 de setembro, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, o livro “Visão de um Crítico: reflexões e ensaios de cinema”, de Bernardo Freire.
O autor, que reside no concelho de Oliveira do Bairro, aproveitou a ocasião para agradecer à Câmara Municipal pelo apoio na realização do evento. Por seu lado, Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura, enalteceu a obra apresentada e reiterou a vontade do Município em continuar a apoiar todas as expressões artísticas e culturais com impacto no território. “Continuamos disponíveis para apoiar os nossos escritores e artistas na produção e divulgação dos seus trabalhos”, explicou a autarca.
A apresentação do livro esteve a cargo de Tiago Ferreira e Luís Ferreira, que colocaram várias questões ao autor. As perguntas versaram não apenas sobre o conteúdo do livro, mas também sobre a forma como o autor vê e analisa as peças cinematográficas, intervaladas pela visualização de algumas cenas de filmes, posteriormente analisadas por Bernardo Freire.
A forma como é feita a seleção dos filmes em exibição e a necessidade de se encontrar um equilíbrio entre a oferta de produtos mais comerciais, e com retorno financeiro assegurado, e outros de cariz mais independente, ou para públicos mais restritos, foi também abordada, reconhecendo-se a importância de oferecer linguagens cinematográficas diversas, com diferentes interpretações da sétima arte, que convidem à reflexão.
Sobre o livro, Tiago Ferreira considerou que nasceu “de um profundo respeito e admiração do Bernardo pelo cinema”. De acordo com o autor, esta obra, composta por 63 reflexões, 9 ensaios e “muita paixão pelas imagens em movimento”, é uma coletânea de textos de análise crítica que exploram diversas obras cinematográficas de cariz internacional, assumindo-se como “um conjunto de reflexões e ensaios que, ao longo dos últimos anos, foi criando sobre o cinema”.