Livro “Visão de um Crítico: reflexões e ensaios de cinema” de Bernardo Freire apresentado ao público

Foi apresentado no sábado, dia 03 de setembro, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, o livro “Visão de um Crítico: reflexões e ensaios de cinema”, de Bernardo Freire.

O autor, que reside no concelho de Oliveira do Bairro, aproveitou a ocasião para agradecer à Câmara Municipal pelo apoio na realização do evento. Por seu lado, Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura, enalteceu a obra apresentada e reiterou a vontade do Município em continuar a apoiar todas as expressões artísticas e culturais com impacto no território. “Continuamos disponíveis para apoiar os nossos escritores e artistas na produção e divulgação dos seus trabalhos”, explicou a autarca.

A apresentação do livro esteve a cargo de Tiago Ferreira e Luís Ferreira, que colocaram várias questões ao autor. As perguntas versaram não apenas sobre o conteúdo do livro, mas também sobre a forma como o autor vê e analisa as peças cinematográficas, intervaladas pela visualização de algumas cenas de filmes, posteriormente analisadas por Bernardo Freire.

Lília Ana Águas participou também no debate, que se estendeu, entre outros temas, ao papel do crítico e da crítica de cinema na atualidade, num contexto com hábitos e formas de consumo completamente diferentes, face ao passado recente.

A forma como é feita a seleção dos filmes em exibição e a necessidade de se encontrar um equilíbrio entre a oferta de produtos mais comerciais, e com retorno financeiro assegurado, e outros de cariz mais independente, ou para públicos mais restritos, foi também abordada, reconhecendo-se a importância de oferecer linguagens cinematográficas diversas, com diferentes interpretações da sétima arte, que convidem à reflexão.

Sobre o livro, Tiago Ferreira considerou que nasceu “de um profundo respeito e admiração do Bernardo pelo cinema”. De acordo com o autor, esta obra, composta por 63 reflexões, 9 ensaios e “muita paixão pelas imagens em movimento”, é uma coletânea de textos de análise crítica que exploram diversas obras cinematográficas de cariz internacional, assumindo-se como “um conjunto de reflexões e ensaios que, ao longo dos últimos anos, foi criando sobre o cinema”.

Advanced Heading
SUBSCREVA JÁ

NEWSLETTER

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Ler mais